BdP oferece Banif à banca espanhola

Dois dos maiores bancos espanhóis confirmaram ao jornal espanhol que a instituição encetou contactos para oferecer esta percentagem


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

De acordo com o jornal económico Expansión, a instituição “fez uma ronda de chamadas para vender 60,5% detidos pelo Estado no banco”, tendo em conta as dúvidas sobre o futuro desta entidade bancária.

O Banco de Portugal colocou à venda uma participação de 60,5% que detém o Estado no Banco Internacional do Funchal (Banif), noticia o jornal Expansión. Dois dos maiores bancos espanhóis confirmaram ao jornal espanhol que a instituição encetou contactos para oferecer esta percentagem. “Fizeram-no com todos”, asseguram as mesmas fontes. O mesmo jornal indica também terá contactado há meses com fundos internacionais, como o Apollo e entidades chinesas como a Angbang e a Fosun, os três investidores que estiveram na fase final da venda do Novo Banco.

Contornos do negócio

A 30 de setembro, o Banif contava com 30 de setembro com 2.224 empregados e 161 escritórios. Obteve um resultado positivo de 6,2 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, comparando com as perdas de 100 milhões de euros do mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e setembro de 2015, tinha 6 mil milhões de euros em depósitos, entre particulares e empresas, salienta o Expansión. O Banif é a oitava entidade financeira por volume de ativos de Portugal, opera no setor dos seguros e na banca de investimento e offshore, e tem presença noutros países como Brasil, EUA, Espanha e Cabo Verde.

OJE

Recomendadas

EDP procura startups mais inovadoras na área da energia

Elétrica lança a 7ª edição do Free Electrons em busca de startups inovadoras. Candidaturas decorrem até 28 de janeiro.

Mitos que bloqueiam progressão feminina e dificultam diversidade de género nas empresas

Relatório da Mazars e Gender Balance Observatory desmistifica mitos em contexto laboral, entre os quais a falta de ambição e a aversão ao risco entre as mulheres, a questão da maternidade ou das quotas e a meritocracia.

Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro, mas muito longe dos números pré-pandemia

Dados da ACAP revelam que em termos globais, o mercado automóvel regista um crescimento de 1,8% entre janeiro a novembro de 2022, face a igual período do ano anterior. De referir que 11,1% dos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos (BEV).