[weglot_switcher]

BE alerta para “rapinagem do mar” feita na Madeira

O BE diz que a piscicultura “não deixa praticamente efeitos positivos” na economia regional, em que o produto final e os lucros da atividade vão para fora da região.
9 Setembro 2019, 11h12

O BE diz que a piscicultura é uma forma de “rapinagem no mar”, em que a produção e os lucros vão para fora enquanto que a região fica com um “mar envenenado.

Os bloquistas alertam que a piscicultura é uma atividade que “não deixa praticamente efeitos positivos” na economia regional, sendo que o seu efeito “mais significativo é de longe” o envenenamento do mar e os prejuízos para a pesca regional e para o turismo.

“É um investimento privado que usa o domínio público marítimo. Os equipamentos vêm de fora, tal como os peixes juvenis e a ração que os alimenta; a operação é quase automática, com criação de emprego limitada; o produto final e os lucros da atividade vão também para fora da economia regional”, explica o partido.

O BE refere que a região fica com os prejuízos quer a nível da paisagem como da intoxicação do mar.

“As compensações para a Região pelas licenças de uso do domínio público não compensam os prejuízos”, sublinha o partido.

O BE acusa ainda o Governo da Madeira, dirigido pelo PSD, de ter como uma das suas imagens de marca a rapinagem, em várias actividades como os portos, as concessões rodoviárias, a concessão da Zona Franca, as concessões dos lares de idosos a privados.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/fundos-comunitarios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”619″ slug=”fundos-comunitarios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/fundos-comunitarios/thumbnail?version=1554288514951&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.