[weglot_switcher]

BE propõe que complemento solidário para idosos tenha limiar da pobreza como referência

“Em Portugal há um grande número de pensionistas que têm pensões que ficam abaixo do limiar da pobreza e, por isso, foi criado o complemento solidário para idosos, mas, de uma forma absurda, o complemento solidário para idosos não foi atualizado, teve sempre um valor abaixo do limiar da pobreza”, referiu Catarina Martins.
21 Dezembro 2020, 15h56

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins propôs que o complemento solidário para idosos tivesse como referência limiar da pobreza esta segunda-feira, 21 de dezembro, durante o seu encontro com Associação Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe).

“Como sabem, em Portugal há um grande número de pensionistas que têm pensões que ficam abaixo do limiar da pobreza e, por isso, foi criado o complemento solidário para idosos, mas, de uma forma absurda, o complemento solidário para idosos não foi atualizado, teve sempre um valor abaixo do limiar da pobreza”, referiu Catarina Martins.

“Se é uma prestação para combater a pobreza nos idosos tem que ter como referência o limiar da pobreza”, pediu a deputada bloquista acrescentando que o partido também pretende que “seja retirado o rendimento dos filhos no cálculo do complemento solidário para idosos”.

“Já foi retirado em quase todos os escalões, menos o último. Estamos a falar de uma prestação muito pequena para quem está em situação de pobreza e essa consideração dos rendimentos dos filhos com que o idoso não vive não tem nenhum sentido nesta matéria”, destacou Catarina Martins.

Nas redes sociais, a líder do BE destacou o partido tem acompanhado a situação dos pensionistas. “O Bloco acompanha a petição e propõe o fim da ponderação do rendimento dos filhos na atribuição do CSI [complemento solidário para idosos] e garantindo a convergência do seu valor de referência com o limiar de pobreza. Um caminho iniciado o OE20, mas que tarda”, escreveu Catarina Martins.

Noutra publicação, Catarina Martins explicou que “esta manhã reunimo-nos com a Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados a propósito da petição sobre o Complemento Solidário para Idosos que será debatida amanhã no Parlamento”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.