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BEI financia em 45 milhões de euros aquisição de locomotivas elétricas pela Medway

“O projeto terá um impacto positivo no emprego, uma vez que se prevê que venha a criar cerca de 940 postos de trabalho durante a fase de execução (2022-2023) e 56 novos postos de trabalho durante a operação”, acreditam os responsáveis do Banco Europeu de Investimento.
1 Fevereiro 2022, 17h26

O BEI – Banco Europeu de Investimento assinou hoje, dia 1 de fevereiro, o contrato de financiamento, em 45 milhões de euros, a aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 vagões intermodais pela Medway Rosco, empresa de transporte ferroviário de mercadorias a operar em Portugal.

Segundo um comunicado do BEI, este financiamento “facilita o tráfego transfronteiras na Península Ibérica e reduz os custos de transporte para a importação e a exportação de mercadorias”.

“Os novos serviços de transporte ferroviário de mercadorias deverão estar disponíveis predominantemente nas regiões de coesão de Portugal e Espanha”, adianta o referido comunicado.

“O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um acordo no valor de 45 milhões de euros com a Medway ROSCO, uma filial da Medway Operador Ferroviário de Mercadorias (Medway OFM), o maior operador privado de transporte ferroviário de mercadorias da Península Ibérica, estabelecido no âmbito do Grupo Medlog. O projeto apoia a expansão dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal e Espanha (incluindo transfronteiras), permitindo assim cadeias de abastecimento mais eficientes nos dois países. O BEI cofinancia esta operação com o Banco Santander Totta, a filial portuguesa do Banco Santander, com base numa estrutura de financiamento de projetos”, explica o comunicado em questão.

Ainda de acordo com esse documento, “os novos serviços oferecidos pela Medway OFM visarão predominantemente as regiões menos desenvolvidas ou em transição em Espanha e Portugal, contribuindo assim para reforçar os objetivos de coesão económica, social e territorial da UE e promover transportes sustentáveis”.

“O projeto terá um impacto positivo no emprego, uma vez que se prevê que venha a criar cerca de 940 postos de trabalho durante a fase de execução (2022-2023) e 56 novos postos de trabalho durante a operação”, acreditam os responsáveis do BEI.

O mesmo comunicado adianta que, “graças ao financiamento do BEI, a Medway OFM expandirá a sua frota através da aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 vagões intermodais pela Medway ROSCO, o que contribuirá para a expansão dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias e permitirá uma transferência modal do transporte rodoviário para o ferroviário”.

“Além disso, o projeto apoia o desenvolvimento do transporte ferroviário elétrico, uma tecnologia de transporte com zero emissões diretas, e facilitará o tráfego transfronteiras, bem como a intermodalidade (circulação de contentores por modos de transporte sucessivos), melhorando assim a eficácia das cadeias de transporte de mercadorias. As novas locomotivas assegurarão uma capacidade adicional de cerca de 1.500 milhões de toneladas/km (equivalente a cerca de 54 % do mercado global do transporte ferroviário de mercadorias em Portugal) para novos serviços que poderão incluir o transporte de lítio, madeira, produtos químicos e outros produtos, bem como novas linhas regulares de contentores do porto de Sines para diversos destinos em toda a Península Ibérica”, detalham os responsáveis do BEI.

“O BEI está fortemente empenhado em apoiar transportes sustentáveis e fomentar a coesão, promovendo a concorrência em toda a Europa. As novas locomotivas e vagões intermodais melhorarão a interconectividade em Espanha e Portugal, reduzindo simultaneamente o tráfego, a poluição e os custos de transporte. Enquanto Banco do Clima da UE, colocamos à disposição dos cidadãos espanhóis e portugueses os nossos conhecimentos e experiência no setor ferroviário e nas estruturas de financiamento de projetos para implementar com sucesso essas operações”, afirmou Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.

Por seu turno, Carlos Vasconcelos, presidente da transportadora ferroviária, considerou que “este investimento reflete o compromisso da Medway de melhorar a sua atividade e eficiência, a fim de satisfazer não só o difícil programa de expansão em que estamos envolvidos, mas também as exigências de descarbonização e de economia sustentável, bem como as necessidades dos nossos clientes e de toda a indústria logística”.

“Agradecemos ao Banco Europeu de Investimento o voto de confiança na Medway e o facto de nos permitir dar mais um passo na nossa estratégia de crescimento e sustentabilidade”, acrescentou Carlos Vasconcelos.

Por fim, Pedro Castro e Almeida, presidente da comissão executiva do Santander Portugal, defendeu que “o financiamento do programa de expansão do material circulante da Medway é outra prova do forte empenho do Santander em apoiar o tecido empresarial português, nomeadamente nas suas atividades de exportação, mantendo simultaneamente a sua missão de atuar como interveniente fundamental para uma economia mais limpa e sustentável”.

“O Santander liderou o financiamento do instrumento de dívida comercial de 77 milhões de euros, através de uma estrutura inovadora de financiamento de projetos, e agradecemos ao Banco Europeu de Investimento a confiança e a cooperação numa nova operação conjunta bem-sucedida”, concluiu Pedro Castro e Almeida.

 

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