[weglot_switcher]

BEI financia futuro campus da Nova SBE em 16 milhões

O Campus da Nova School of Business and Economics em Carcavelos representa um investimento total de cerca de 50 milhões de euros, largamente provenientes de empresas privadas.
  • Foto cedida
8 Setembro 2017, 18h38

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, Daniel Traça, dean da Nova SBE, e Pedro Santa Clara, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, formalizaram, esta sexta-feira à tarde, em Carcavelos, o contrato de empréstimo de 16 milhões de euros com a garantia do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (no âmbito do Plano Juncker), destinado ao campus da Nova SBE que está a ser construído em  Carcavelos.

“Este contrato mostra claramente que, juntamente com o programa Horizonte 2020 e os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, o FEIE tornou-se numa fonte adicional de financiamento para a manutenção da excelência das universidades e centros de investigação europeus”, afirmou Carlos Moedas, destacando a importância do investimentos no domínio da educação, investigação e inovação. “Estão a preparar o caminho para o crescimento e a competitividade.”

Por seu turno, Román Escolano, sublinhou o “impacto positivo que este empréstimo terá no aumento não apenas da dimensão do campus da Nova SBE, mas também da capacidade de ensino e investigação de um dos mais importantes estabelecimentos de ensino da União Europeia”.

Já Daniel Traça, dean da Nova SBE, destacou a importância da internacionalização da instituição: “Alavancamos a globalização, atraindo alunos, empresas e professores estrangeiros, criando no nosso campus um espaço aberto e diverso, de diálogo e debate”.

Em 2017/2018 entraram cerca de 600 novos alunos de mestrado, dos quais 98 alemães e 50 italianos, num total de 40 nacionalidades. Daí que, para a Nova SBE, o objetivo seja continuar a crescer nos próximos cinco anos.

Por sua vez, Pedro Santa Clara, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, explicou que esta instituição de ensino trabalha com mais de 20 empresas multinacionais na formação de executivos e que está a trabalhar para conseguir atrair cada vez mais empresas. “Temos dois fatores muito importantes: a excelente qualidade académica da Nova SBE e a privilegiada localização do novo campus”, vincou.

A construção do novo campus – situado em Carcavelos e com uma área total de 84.000 m² – arrancou em 2016 e deverá estar operacional no início do ano letivo 2018-2019. O campus destina-se a acolher cerca de 3.000 alunos de todos os graus de ensino e formação: licenciatura, mestrado, doutoramento e formação de executivos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.