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Beiersdorf vai avaliar decisão da Concorrência e procedimentos legais

“Em qualquer caso, sublinhamos que o cumprimento das normas legais, especialmente no que se refere às regras de concorrência, é fundamental para a Beiersdorf”, acrescenta a empresa que se dedica ao fabrico de produtos de cuidado pessoal.
21 Junho 2022, 19h27

A Beiersdorf vai avaliar “em detalhe” a decisão da Autoridade da Concorrência, que lhe aplicou uma multa, e analisar “os possíveis procedimentos legais a tomar”, disse esta terça-feira à Lusa a empresa.

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou na segunda-feira que aplicou uma coima global de quase 19,5 milhões de euros ao Auchan, Modelo Continente, Pingo Doce, Beiersdorf e a um responsável desta empresa pela participação num esquema de fixação de preços.

“No seguimento da decisão emitida pela Autoridade da Concorrência, no dia 20 de junho, através do Comunicado 11/2022, a Beiersdorf comunica que irá avaliar em detalhe esta decisão final e analisar os possíveis procedimentos legais a tomar”, disse a empresa em resposta escrita enviada à agência Lusa.

“Em qualquer caso, sublinhamos que o cumprimento das normas legais, especialmente no que se refere às regras de concorrência, é fundamental para a Beiersdorf”, acrescenta a empresa que se dedica ao fabrico de produtos de cuidado pessoal.

“A AdC sancionou três cadeias de supermercados — Auchan, Modelo Continente (grupo Sonae), e Pingo Doce (grupo Jerónimo Martins) –, bem como o fornecedor comum de produtos de higiene pessoal e cosmética Beiersdorf e um responsável desta empresa, por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) dos produtos daquele fornecedor”, indicou, na segunda-feira, em comunicado.

A coima total fixou-se em 19.469.276 euros, sendo que o valor mais elevado foi aplicado ao responsável individual da Beiersdorf (9.276,80 euros).

Ao Modelo Continente foi aplicada uma multa de 7.520.000 euros, seguindo-se o Pingo Doce (4.880.000 euros), a Beiersdorf (4.400.000 euros) e a Auchan (2.660.000 euros).

A Concorrência apurou que a prática durou entre 2011 e 2017, abrangendo produtos da Beiersdorf, como desodorizantes, protetores solares, protetores labiais e cremes de rosto.

Desde 2017, quando ocorreram as diligências de busca e apreensão na grande distribuição, a AdC sancionou seis cadeias de supermercados e oito fornecedores pela prática ‘hub-and-spoke’.

No total, as decisões condenatórias, que foram emitidas entre 2020 e 2022, ascenderam a mais de 664 milhões de euros.

As coimas são determinadas pela faturação das empresas nos mercados afetados pelas práticas.

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