[weglot_switcher]

Benefícios fiscais aliciam 10 mil estrangeiros para Portugal

Estrangeiros com estatuto de residente não habitual pagam menos 20% de IRS e reformados passam a gozar total isenção do imposto.
20 Fevereiro 2017, 07h57

O número de pessoas com estatuto de residente não habitual (RNH) aumento 44% no ano passado. 10,684 pessoas receberam o estatuto em 2016, face aos 7,414 registados em 2015, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo “Diário de Notícias”.

O regime de RNH foi criado em 2009, tendo ficado disponível no ano seguinte, e é especialmente para profissionais ligados a atividades de elevado valor acrescentado ou com elevado património. Estes estrangeiros pagam menos 20%, sendo que depois de reformados passam a gozar total isenção do imposto, segundo explica o DN.

No entanto, a redução ou isenção de IRS não é a única razão pela qual Portugal atraí estrangeiros. “As pessoas vêm também porque gostam do país, do clima, do preço das casas, do custo de vida”, explicou o responsável pela consultora Eurofinesco, o britânico Dennis Greene, que reside há vários anos em Portugal, em entrevista ao diário.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.