[weglot_switcher]

Benfica derrotado em Nápoles

Italianos chegaram a 4-0, mas Gonçalo Guedes e Salvio atenuaram o desaire.
  • Michael Dalder/Reuters
28 Setembro 2016, 21h50

O Benfica sofreu derrota (2-4) em Nápoles, na 2ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, num jogo marcado por erros crassos e em que ficaram bem evidentes as fragilidades de uma equipa que tem acumulado ausências devido a lesões (Jardel, Jonas, Jiménez e Rafa, por exemplo).

Júlio César, André Almeida e Carrillo foram titulares e o encontro até começou com oportunidades para Mitroglou, além de uma substituição forçada do lado napolitano – saiu o lesionado Albiol e entrou Maksimovic. Porém, depressa o rumo dos acontecimentos se modificou e, aos 20 minutos, num pontapé de canto de Ghoulam, coube a Hamsik marcar e voltar a evidenciar a falta de eficácia que os benfiquistas têm mostrado esta época na defesa de lances de bola parada.

Em desvantagem, a equipa portuguesa procurou reagir, embora sem criar grandes problemas à organização napolitana que, até ao intervalo, permaneceu irrepreensível sem qualquer tipo de oscilação.

No segundo tempo, a equipa da Luz viveu fase de pesadelo entre os 51 e os 58 minutos, consentindo três golos que levaram o resultado para a dimensão da goleada: Mertens apontou o 2-0 de livre direto, Milik obteve o 3-0 na marcação de grande penalidade a castigar derrube de Júlio César ao espanhol Callejón (54 m) e, numa falha incrível do guarda-redes brasileiro ao errar um cruzamento, o 4-0 pertenceu a Mertens, depois de a bola bater em Milik e ficar à sua disposição. Pelo meio, Rui Vitória trocara André Horta por Salvio (56 m).

Vergado por resultado tão desnivelado, o Benfica esteve perto de sofrer um quinto golo (63 m), mas nem Mertens nem Milik foram capazes de marcar.

O técnico benfiquista tornou a mexer na equipa (Carrilo por Gonçalo Guedes aos 67 minutos) e seria precisamente o jovem dianteiro a conseguir uma primeira diminuição da derrota, aos 71 minutos, ao tirar partido de atraso desastrado de Jorginho para escapar a Maksimovic, driblar Reina e marcar.

Fejsa sairia a oito minutos do final (entrou o jovem José Gomes) e, aos 86, um excelente passe de André Almeida permitiu que Salvio, realizando oportuno movimento na diagonal, dominasse a bola, entrasse na área e deixasse o resultado no 2-4 final.

No outro jogo do Grupo B, o Besiktas esteve a vencer o Dínamo Kiev com um golo do português Ricardo Quaresma, mas cedeu a igualdade.

Outros jogos de hoje: Grupo A – Arsenal-Basileia, 2-0 e Ludogorets-PSG, 1-3; Grupo C – Borussia Mönchengladbach-Barcelona, 1-2 e Celtic-Manchester City, 3-3; Grupo D – Atlético Madrid-Bayern Munique, 1-0 e Rostov-PSV Eindhoven, 2-2.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.