[weglot_switcher]

Benfica fecha a porta do clube a investidor norte-americano (com áudio)

A direção do clube também diz ser “inoportuno” receber John Textor nesta altura que disse que estava disposto a investir 50 milhões para comprar 25% da SAD encarnada.
  • Lusa
16 Julho 2021, 12h29

A administração do Benfica fechou hoje a porta à entrada do investidor norte-americano no clube. John Textor voltou a garantir que estava interessado em comprar 25% da Benfica SAD por 50 milhões de euros, mas os encarnados rejeitam esta possibilidade.

“Uma vez que o investidor John Textor invoca que a referida compra depende de aprovação prévia em Assembleia Geral da Benfica SAD com o voto favorável do Sport Lisboa e Benfica com base no referido art. 13.º dos estatutos da Benfica SAD, a Direção do Sport Lisboa e Benfica, na sua reunião de hoje, declara considerar inoportuna esta operação”, segundo comunicado do SL Benfica.

A administração do clube avisa que se vai opor “no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD, tornando pública esta sua decisão de imediato por entender que a mesma contribui para esclarecer a posição do Sport Lisboa e Benfica a este respeito, evitando-se assim dúvidas e especulações”.

“Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura”, acrescenta.

O investidor disse que está preparado para comprar as ações de quem quiser sair do capital do clube, ou de quem a administração queira que saia do clube.

Neste sentido, garantiu que estava preparado para viajar para Lisboa “imediatamente para discutir as minhas propostas e ofertas de ajuda antes da assembleia-geral da próxima semana, que aparentemente tem um item em agenda para cancelar a minha proposta de investimento”.

No comunicado, a direção do Sport Lisboa e Benfica disse desconhecer em “absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor. Apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público”.

E destaca que “como detentor de ações de Categoria A no capital da Benfica SAD, o Sport Lisboa e Benfica pode, em determinadas circunstâncias definidas no art. 13.º dos estatutos daquela empresa, nomeadamente se estiver em causa a aquisição de uma participação qualificada por entidade concorrente, vetar essa aquisição. Esse direito foi objeto de formulação específica na revisão estatutária da Benfica SAD promovida por iniciativa do Clube durante o último mandato dos órgãos sociais”.

Depois da renúncia de Luís Filipe Vieira, Jaime Antunes foi confirmado como vice-presidente efetivo do clube e Sílvio Cervan como administrador da SAD.

A Benfica SAD disse que a nova informação “será refletida na adenda ao prospeto aprovado em 1 de julho de 2021, cuja aprovação foi solicitada pela Benfica SAD à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Conforme transmitido anteriormente, essa adenda indicará que os investidores que tenham transmitido ordens de subscrição no âmbito da oferta pública de subscrição de obrigações à qual se refere o mencionado prospeto poderão revogá-las ou alterá-las até ao último dia da oferta (inclusive), ou seja, 23 de julho de 2021”.

O Sport Lisboa e Benfica detém 67% da Benfica SAD (SL Benfica com 40%, Benfica SGPS com 23,65% e Luís Filipe Vieira com 3,28%) seguindo-se José António dos Santos com 13,62%, José da Conceição Guilherme com 3,73%, Quinta dos Jugais com 2%, Grupo Valouro com 1,96% e Avibom com 0,75%.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/investidor-norte-americano-garante-que-continua-disposto-a-pagar-50-milhoes-por-25-da-benfica-sad-763513

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.