[weglot_switcher]

Benfica SAD lança empréstimo obrigacionista de 40 milhões

A Benfica SAD vai avançar com uma oferta pública de subscrição de obrigações, com maturidade de três anos, taxa de juro bruta fixa de 4,60% ao ano e montante inicial de 40 milhões de euros.
  • José Sena Goulão/Lusa
11 Maio 2022, 07h14

A Benfica SAD vai avançar com uma oferta pública de subscrição de obrigações, com maturidade de três anos, taxa de juro bruta fixa de 4,60% ao ano e montante inicial de 40 milhões de euros.

“Este empréstimo obrigacionista visa a obtenção de fundos através do recurso ao mercado de capitais, prosseguindo uma estratégia de diversificação e otimização das fontes de financiamento da Benfica SAD”, lê-se no prospeto enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os fundos angariados com esta operação vão ser utilizados para “reforço da liquidez na sequência do reembolso do empréstimo obrigacionista denominado Benfica SAD 2019-2022”, previsto para 20 de maio, e com valor de 40 milhões de euros, que “será realizado com recurso a fundos próprios”, acrescentou a Benfica SAD.

A nova oferta envolve o lançamento de oito milhões de títulos, com um valor nominal unitário de cinco euros, tendo sido já solicitada a admissão à negociação na Euronext Lisbon, gestora da bolsa portuguesa.

A SAD ‘encarnada’ informou ainda que pode decidir aumentar o valor desta emissão, denominada “Benfica SAD 2022-2025”, até 24 de maio.

Auditoria forense não deverá estar pronta antes do final do ano

A auditoria forense à SAD do Benfica, pedida após a saída de Luís Filipe Vieira da presidência, não deverá estar pronta antes do final do ano, informou a sociedade.

“No prospeto de um empréstimo obrigacionista, hoje enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), os ‘encarnados’ referem se encontram “presentemente em curso inquéritos de natureza criminal, sem que, contudo, haja sido deduzida qualquer acusação contra a Benfica SAD”, refere a SAD.

A SAD do Benfica recorda que, em julho de 2021, “tomou conhecimento da existência de um processo designado ‘Cartão Vermelho’ , no âmbito do qual são investigados atos que, alegadamente, Luís Filipe Ferreira Vieira terá cometido enquanto foi presidente do Conselho de Administração da Benfica SAD, embora não nessa qualidade”.

“A Benfica SAD não assume a qualidade de visada ou arguida no referido processo. Neste contexto, a Benfica SAD solicitou a realização de uma extensa auditoria forense para analisar se alguma conduta foi lesiva dos seus interesses, tendo em vista, dentro do quadro legal aplicável, apurar todas as responsabilidades e reagir em conformidade. Esta auditoria forense está em curso e não se prevê que esteja terminada antes do final deste ano”, lê-se no documento

Os ‘encarnados’ recordam outros casos de investigação que os afetam, sobretudo, de crimes fiscais, mas consideram que, “atendendo aos pressupostos e antecedentes das investigações em causa, aos pareceres dos consultores jurídicos que patrocinam a Benfica SAD e às demais circunstâncias que envolvem os processos, que não existem quaisquer ações de natureza judicial, arbitral ou administrativa (…) que possam vir a ter, ou tenham tido no passado recente, um impacto significativo na situação financeira ou na rentabilidade do Emitente”.

“Qualquer processo de natureza judicial, arbitral ou administrativa pendente ou que venha a ser instaurado no futuro contra o Emitente, tendo em consideração, nomeadamente, aspetos tais como a respetiva relevância e duração, poderá ter impactos na reputação e imagem do Emitente e implicar consequências adversas a vários níveis no desenvolvimento das suas atividades”, refere o prospeto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.