[weglot_switcher]

Bernardo Silva no City por verba recorde. Quantos milhões seguem para a Luz?

O médio deve assinar um contrato de cinco anos com o clube da Premier League, ainda esta tarde. ‘Águias’ já fazem contas a encaixe financeiro.
  • REUTERS/Stephane Mahe
26 Maio 2017, 17h40

Bernardo Silva, atual campeão da Ligue 1 pelo Mónaco está em Manchester para assinar com o City, de Pep Guardiola, num negócio que vale perto de 50 milhões de euros.

O valor da transferência está a ser avançado por vários meios de comunicação nacionais e internacionais.

O médio deve assinar um contrato de cinco anos com o clube da Premier League, ainda esta tarde.

A transferência do português do AS Mónaco para o Manchester City vai render ao SL Benfica cerca de 1,8 milhões de euros, segundo escreve o Record. Os encarnados vão ter direito a 2,5% do valor do negócio, por causa do “mecanismo de solidariedade da FIFA”. A cada transferência internacional de um jogador, o clube formador do atleta tem direito a 5% dos valores da transferência, mas, neste caso, os ‘encarnados’ ficam com apenas 2,5%. Porquê?

Esta percentagem é repartida por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 e os 23 anos de idade. Como Bernardo Silva chegou às Águias com sete anos, e deixou o clube lisboeta com 20 anos, na época 2014/2015, considera-se que a sua formação no SL Benfica tinha acontecido até aos 19 anos, e que essa época já tenha sido passada no Mónaco.

Entre os 12 e os 15 anos, cada temporada rende 0,25% do valor total da transferência. Dos 16 anos e até aos 23, essa percentagem sobre para 0,50%. Assim, o SL Benfica tem direito a 2,5% do valor total da transferência, que, neste caso, corresponde a 1,25 milhões de euros.

(atualizada às 19h25)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.