BES Cabo Verde passa a Banco Internacional de Cabo Verde

O Banco Espírito Santo/Cabo Verde (BES/CV) alterou a denominação social para Banco Internacional de Cabo Verde (BICV), disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, que manterá o Novo Banco (NB) português como único acionista. Pedro Cudell salientou que a nova designação não seguiu a intenção inicial do BES/CV, uma vez que já existe […]

O Banco Espírito Santo/Cabo Verde (BES/CV) alterou a denominação social para Banco Internacional de Cabo Verde (BICV), disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição, que manterá o Novo Banco (NB) português como único acionista.

Pedro Cudell salientou que a nova designação não seguiu a intenção inicial do BES/CV, uma vez que já existe o Novo Banco em Cabo Verde, instituição de apoio ao microcrédito.

Garantindo que o BES/CV não sofreu “qualquer impacto” com o caso do BES português, o presidente do novo BICV assegurou que, no global, e ao longo de todo o processo, a instituição que lidera em Cabo Verde “até aumentou” o número de clientes.

“Vou dizer uma coisa que pode ser surpreendente: perdemos em várias unidades (internacionais), mas em Cabo Verde aumentamos o número de clientes”, afirmou, garantindo que no BES/CV só houve a alteração da denominação social e que a equipa, até agora, é a mesma.

“Até agora, (mantém-se a equipa) toda. Só houve a mudança do nome. As pessoas fantásticas e a equipa profissional são as mesmas, as relações com as autoridades de Cabo Verde e em África (Ocidental – Guiné Conacri e Senegal) continuam as mesmas. A partir de agora é só continuar a andar para a frente”, salientou.

Pedro Cudell adiantou que, para breve, será alterada a imagem do BES/CV para uma do BICV, entidade cujo novo nome já foi aprovado pelo Banco de Cabo Verde (BCV) e registada oficialmente no notário a 31 de outubro último.

“(O ex-BES e atual NB em Portugal) está a reequacionar, não no BICV, todas as unidades internacionais. Está-se a partir para um programa global, em que mais uma vez nada tem a ver com Cabo Verde, de reavaliação de todas as unidades e esperamos que até esteja terminada até ao final do ano” em curso, acrescentou.

Pedro Cudell garantiu que, em 2013, o BES/CV assumiu-se como terceiro maior banco comercial em Cabo Verde, perspetivando-se o mesmo para 2014, já como BICV, e assegurou que os rácios de sustentabilidade do banco encontram-se “lindamente”.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

BBC vai despedir 382 trabalhadores ao redor do globo mundo

O objetivo é apostar nas novas audiências, que cada vez mais procuram os meios digitais, alega a BBC. A líder de uma união de defesa dos trabalhadores, Philippa Childs, disse que os despedimentos foram consequência de más decisões do governo britânico.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa fazem greve de 24 horas em 12 de outubro

“Vamos fazer uma greve no dia 12, de 24 horas”, indicou Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).