[weglot_switcher]

Bial reforça Conselho de Administração

“Reforçar as competências do Conselho de Administração ao nível da I&D com a entrada da Melanie reflete o trabalho que a empresa tem vindo a desenvolver e contribuirá para fortalecer o caminho que ambicionamos para a atividade de I&D da BIAL no futuro”, diz o Chairman António Horta Osório.
  • José Coelho/Lusa
23 Maio 2023, 17h49

A Bial acaba de incorporar no seu Conselho de Administração, como membro não executivo, Melanie Lee, que é, atualmente, CEO da LifeArc, uma organização sem fins lucrativos de investigação médica sediada no Reino Unido, que tem como foco a transformação da Ciência em produtos e soluções para os pacientes.

Melanie é licenciada em Biologia pela Universidade de York e doutorada pelo Instituto Nacional de Investigação Médica em Londres.

A incorporação de Melanie Lee integra-se na estratégia de afirmação da Bial como empresa focada na Investigação e Desenvolvimento, refere a empresa que tem  António Horta Osório como Chairman.

O presidente do Conselho de Administração da Bial fala mesmo daexperiência da Melanie, que desenvolveu uma carreira profissional excecional nas áreas de biotech, farmacêutica e saúde. “Reforçar as competências do Conselho de Administração ao nível da I&D com a entrada da Melanie reflete o trabalho que a empresa tem vindo a desenvolver e contribuirá para fortalecer o caminho que ambicionamos para a atividade de I&D da BIAL no futuro”, acrescenta António Horta Osório.

Melanie Lee é ainda membro do conselho de curadores do UK Dementia Research Institute e tem uma extensa carreira de 30 anos na investigação em ciências da vida e na indústria farmacêutica.

Em cargos anteriores, ocupou funções como Chief Scientific Officer na BTG, e cargos de liderança na GSK, Celltech e UCB. Ocupou ainda funções não executiva na Lundbeck, BTG e Sanofi, bem como funções de Administradora no Cancer Research Technology e no Cancer Research UK.

Melanie Lee diz em comunicado que  “fazer parte do Conselho de Administração da BIAL é, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade e um desafio. A BIAL percorreu um caminho notável, baseado numa estratégia de longo prazo focada em I&D, que está agora a contribuir para melhorar a vida dos pacientes em todo o mundo. Estou muito entusiasmada por poder contribuir para fortalecer o potencial da BIAL para continuar a fazer avançar a Ciência que produz e a desenvolver medicamentos inovadores para os pacientes que precisam”.

Entre várias distinções, Melanie Lee foi galardoada com o título de membro honorário da British Pharmacological Society (2021), foi nomeada como uma das “25 Women Leaders in Healthcare ” pelo Pharmaceutical Market Europe (2019), recebeu o prémio BIA Lifetime Achievement (2019), foi eleita uma das 100 principais cientistas do Reino Unido pelo Science Council (2014) e foi reconhecida com o Queen’s Award – Commander of the British Empire Award (2009). Tem também um Pós-Doutoramento Honorário da Universidade de York (2004).

A Bial é uma empresa farmacêutica focada na investigação e desenvolvimento e na inovação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.