[weglot_switcher]

Biden assina lei que suspende o teto da dívida dos Estados Unidos

O acordo que suspende o teto da dívida dos Estados Unidos já está assinado por Joe Biden. Isto depois de meses de tensão entre democratas e republicanos.
  • Michael Reynolds/EPA via Lusa
3 Junho 2023, 19h55

O Presidente dos Estados Unidos assinou este sábado a lei que suspende o teto da dívida desse país. Depois de um impasse que durou vários meses entre republicanos e democratas, deixa, assim, de estar no horizonte a falência dos Estados Unidos, o que poderia levar a um disparo do desemprego, de acordo com os economistas.

Após negociações intensas, esta semana, a câmara baixa, que é controlada pelos republicanos, deu “luz verde” ao acordo de suspensão do teto da dívida. Um dia depois, o Senado aprovou esse projeto-lei, com 63 votos a favor e 36 contra, tendo sido, assim, ultrapassado o último obstáculo legislativo antes de o acordo chegar à Sala Oval.

“Este acordo é um passo em frente fundamental e recorda-nos o que é possível fazer quando agimos no melhor interesse do nosso país”, sublinhou Joe Biden, saudando a decisão do Senado, que é controlado pelos democratas.

Já este sábado, o Presidente dos Estados Unidos assinou o diploma que suspende o teto da dívida, durante os próximos dois anos, até depois das eleições presidenciais de novembro de 2024

Em contrapartida, ficam previstos limites para as despesas com programas financiados pelo Congresso em áreas como os cuidados de saúde, a educação, a justiça e a proteção ambiental, entre outros.

Conforme explicou o Jornal Económico, a aprovação deste acordo foi crucial para que os Estados Unidos não entrassem em incumprimento da dívida pública. Caso tal acontecesse, os economistas já antecipavam um disparo do desemprego e previam um duro impacto, no que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB).

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.