[weglot_switcher]

‘Big Four’. Maiores consultoras mundiais abandonam mercado russo na sequência da ofensiva militar

Deloitte, EY, KPMG e PwC anunciaram que vão encerrar as operações no mercado russo. Uma medida tomada pelas quatro grandes auditoras mundiais ao 12º dia da invasão da Rússia à Ucrânia.
7 Março 2022, 18h57

A invasão russa à vizinha Ucrânia já dura há 12 dias e continuam a haver empresas a tomar a decisão de abandonar o mercado russo. Agora segunda-feira, foi a vez das quatro grandes consultoras a nível global — conhecidas como as “Big Four” — tomarem a decisão de começar a cortar as relações existentes com empresas russas ou clientes daquele país.

As primeiras a fazê-lo foram a PwC e a KPMG, no domingo à noite. A última das quais vai deixar a Rússia e a Bielorrússia, países nos quais emprega 4.500 pessoas, enquanto a primeira vai deixar a Rússia, onde tem 3.700 postos de trabalho.

Por sua vez, a EY, que tem mais de 4.700 trabalhadores na Rússia, disse que vai deixar de trabalhar com clientes daquele país, em linha com a Deloitte que anunciou que vai abandonar as operações tanto na Rússia como na Bielorrússia, dois países nos quais tem um total de três mil empregados.

Uma decisão que foi tomada pelas quatro consultoras britânicas, mas que foi forçada pelas sanções impostas à Rússia e à Bielorrússia por parte dos mais variados países e que pode ter um forte impacto nos mercados russos, dado o papel fundamental que as auditoras têm na realização de muitos negócios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.