Bill Gates investe em startup para reduzir emissões de metano

O empresário anunciou o seu apoio e investimento na startup Rumin8, que está a investigar uma possível solução para a redução dos gases de metano libertados pelas vacas.

Bill Gates através da Breakthrough Energy Ventures, um grupo de organizações do empresário que apoiam projetos climáticos, anunciou o apoio a uma startup australiana, a Rumin8, que tem como objetivo reduzir as emissões de metano, avançou a CNN.

A empresa está a desenvolver uma ração para vacas à base de algas marinhas, para reduzir o metano que estes animais lançam para a atmosfera a partir da sua eructação (comumente conhecida como arroto) e pela flatulência. A empresa produz um aditivo para a alimentação a partir do ingrediente bioativo encontrado nas algas marinhas vermelhas (Asparagopsis).

Os testes em laboratório mostram que este aditivo pode reduzir em até 95% das emissões de metano. A empresa não vai cultivar a alga, mas sim produzir o ingrediente em laboratório, de forma a manter os custos baixos. Além do aditivo, a empresa também tenciona investir numa cápsula com o ingrediente.

O metano é um dos gases mais responsáveis pelo efeito de estufa, e embora perdure menos tempo na atmosfera do que o dióxido de carbono (CO2), tem 84 vezes mais potencial de aquecimento global, ao longo de um período de 20 anos.

Cerca de um terço das emissões globais de metano são provenientes do gado bovino.

Recomendadas

Chinesa Alibaba promete rival do ChatGPT e ações disparam

A promessa do ChatGPT motivou as gigantes tecnológicas a fazerem avultados investimentos nas tecnologias de Inteligência Artificial. A Google deu um tiro no pé com o Bard e viu as ações tombarem quase 10%. Agora, a Alibaba anuncia um produto rival.

Foram criadas em Portugal 4.840 novas empresas em janeiro

As novas empresas criadas em janeiro em Portugal aumentaram 2% em termos homólogos, para 4.840 unidades. É no sector dos transportes que se registou o maior crescimento percentual (114%), mais do que duplicando o registo de janeiro de 2022, num total de 577 novas empresas.

Meta testa mundos virtuais fechados 

The Big Ones destaca semanalmente as inovações e movimentos estratégicos das empresas que lideram a nova economia.
Comentários