Binance processou transferências iranianas de 8 mil milhões apesar das sanções

A plataforma de ‘trading’ processou mais de 8 mil milhões de dólares em transações de utilizadores iranianos, desde 2018. A revelação contraria as sanções impostas pelos Estados Unidos.

A gigante das criptomoedas, Binance, processou mais de 8 mil milhões de dólares (sensivelmente o mesmo valor em euros) em transações de iranianos desde 2018, apesar das sanções norte-americanas contra o Irão, avança esta sexta-feira a agência ‘Reuters’.

A esmagadora maioria das transações (cerca de 7,8 mil milhões) foram processadas entre a Binance e a maior empresa de trading iraniana, a Nobitex, que no seu site publica dicas para contornar as sanções norte-americanas. A revelação é feita por um relatório da Chainalysis, que consultou dados públicos na blockchain.

Além disso, mais de três quartos dos fundos iranianos que circularam pela Binance estavam associados à criptomoeda Tron, que permite aos seus utilizadores ocultar a sua identidade. No ano passado, numa publicação no seu blog, a Nobitex encorajava os seus clientes a usar a Tron para negociar anonimamente sem “prejudicar os ativos com as sanções”.

A investigação da agência noticiosa surge numa altura em que a justiça norte-americana investiga a Binance por possíveis violações da legislação que previne a lavagem de dinheiro. A Binance domina a indústria cripto, avaliada já em mais de um bilião de dólares, com cerca de 120 milhões de utilizadores.

As transações agora reveladas colocam a empresa em risco de ter que suspensar a sua atuação nos Estados Unidos.

Os dados mostram que, do total, mais de 2,95 mil milhões foram transações diretas entre utilizadores iranianos e a Binance. Mas cerca de 5 mil milhões foram transferidos através de uma rede de intermediários, algo que os reguladores consideram ser um possível indicador de lavagem de dinheiro.

O volume total de transações iranianas na plataforma faz sombra a qualquer outra categoria de trocas, revelam os mesmos dados. Depois da Binance, a rede mais popular para os utilizadores do Nobitex foi a KuCoin, sediada nas Seychelles, que só processou 820 milhões de dólares em transações diretas e indiretas.

Recomendadas

Santander lança fundo de investimento social em parceria com a ONG do Bono e Bobby Shriver

O Banco Santander, através da SAM, celebrou uma aliança com a (RED), a ONG cofundada por Bono e Bobby Shriver para angariar fundos destinados ao combate à SIDA. O fundo doará 15% da sua comissão de gestão para promover projetos. O fundo começou a ser comercializado em Espanha, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Chile e nos centros nos quais opera o Santander Private Banking Internacional.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Renegociação de créditos: o que muda com a nova lei? Veja o “Falar Direito”

Nesta edição, que conta com a presença do advogado Francisco Barona, sócio do departamento financeiro e governance da Sérvulo, tentamos perceber o que muda com este diploma para consumidores e banca, numa entrevista conduzida pela jornalista Mariana Bandeira.
Comentários