[weglot_switcher]

Binance suspende depósitos em dólares após ser processada nos Estados Unidos

A maior bolsa de criptomoedas do mundo apela aos clientes para retirarem o dinheiro através de transferência bancária. Em causa está o facto de a SEC – Securities and Exchange Commission (equivalente à CMVM em Portugal) ter feito uma série de acusações à empresa por alegadas operações ilegais.
9 Junho 2023, 16h50

A bolsa de criptomoedas Binance, através da subsidiária norte-americana, suspendeu esta sexta-feira os depósitos na moeda dos Estados Unidos. A empresa fundada por Changpeng Zhao perdeu esta opção na maior economia do mundo depois de o regulador dos mercados a ter processado.

A SEC – Securities and Exchange Commission (equivalente à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em Portugal) fez, no início desta semana, uma série de acusações à Binance a propósito de alegadas operações ilegais, nomeadamente de câmbio, e oferta de produtos que terão violado a lei dos valores mobiliários no país. Em causa estiveram suspeitas de os fundos dos clientes estarem em “em risco significativo”, num total de 13 incriminações.

Hoje, a Binance US pediu aos clientes que retirassem os dólares norte-americanos daquela que é a maior bolsa de moedas virtuais do mundo ou, em alternativa, os convertessem em cripto, uma vez que a SEC quis ontem congelar os ativos da Binance nos Estados Unidos. Até ontem, de acordo com a Glassnode, a Binance perdeu cerca de 14 mil bitcoins, o que corresponde a uma das suas maiores corrida aos depósitos de sempre.

“Incentivamos os clientes a levantarem os seus dólares por transferência bancária (ACH) até 13 de junho de 2023. Devido a volumes elevados e encerramentos dos bancos aos fins de semana, os levantamentos por ACH [Automated Clearing House, sistema norte-americano de transferências financeiras] podem demorar mais do que o processo normal, por exemplo, até vários dias”, alertou fonte oficial da empresa, num post feito no Twitter.

A decisão de avançar agora com esta suspensão está relacionada com a tentativa de proteger os clientes, de acordo com a Binance. No mesmo tweet, a empresa de ativos digitais adiantou ainda que os seus parceiros da banca norte-americana irão suspender os levantamentos dólares através da plataforma digital ainda durante este mês de junho. No entanto, os bens e os outros depósitos dos clientes na app mantêm-se “seguros” via cripto.

“Enquanto permanecemos abertos a um compromisso produtivo que permita um próspero mercado de ativos digitais na América, a Binance US continuará a defender-se vigorosamente, aos nossos clientes e à indústria contra os ataques sem mérito da SEC”, acusou a Binance, na mesma publicação na rede social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.