A maior corretora de criptomoedas, a Binance, suspendeu “temporariamente” os levantamentos de Bitcoin, disse esta segunda-feira o CEO da empresa, Changpeng Zhao, na sua conta do Twitter.
O CEO da Binance alegou uma “transação travada”, que, segundo disse, iria levar cerca de 30 minutos a resolver. No entanto, ao primeiro tweet seguiu-se outro, meia hora depois, dizendo que: “Provavelmente isto vai demorar um pouco mais para consertar do que a minha estimativa inicial”, e prometeu atualizações “em breve”.
A suspensão vem horas depois de a Celsius Network, uma das maiores credoras de criptomoedas, ter suspendido os levantamentos devido a “condições extremas do mercado”.
Changpeng Zhao deu ainda a sua garantia habitual de que os “fundos são SAFU” (Secure Asset Fund for Users), que é um fundo de seguro de emergência estabelecido pela Binance em julho de 2018 para proteger os fundos dos usuários.
A Binance criou o fundo com uma percentagem das suas taxas de negociação, na esperança de construir uma reserva que garantisse a proteção dos depósitos dos usuários.
O Secure Asset Fund foi avaliado em mil milhões de dólares com base no preço de abertura a 29 de janeiro de 2022. O valor do fundo, no entanto, flutua com base nas condições de mercado, pois é mantido em Bitcoin e nos próprios tokens BNB da Binance. A preços atuais de mercado, valem pouco mais de 410 milhões de dólares.