[weglot_switcher]

Bitcoin a caminho de zero? Queda de 65% leva a previsões de extinção da criptomoeda

Nouriel Roubini, economista de renome que previu a crise financeira e assumidamente anti-cripto, afirmou esta terça-feira que o valor da bitcoin vai chegar a zero.
6 Fevereiro 2018, 19h13

Ultrapassou os 19.000 dólares em dezembro e, menos de dois meses depois, negoceia abaixo dos 6.000. O tombo de 64,7% do valor da bitcoin levou o economista Nouriel Roubini a antecipar o fim da maior criptomoeda do mundo.

“Como se esperava, a bitcoin ‘crashou’ abaixo de 6.000 dólares. Agora, a barreira dos 5.000 dólares está a chegar. E a Audição no Congresso dos EUA sobre Cripto-Esquemas ainda está a um dia de distância”, escreveu Roubini no Twitter.

“Loucos HODL [hold on for dear life ou alguém que mantém o investimento a longo prazo] vão ter bitcoins a derreter até ZERO, enquanto golpistas e whales [investidores com grande quantidade de criptomoedas] descarregam e fogem…”, acrescentou.

A bitcoin tocou esta terça-feira mínimos de 12 semanas, negociando nos 5.957,37 dólares (cerca de 4.811,39 euros), depois de utilizadores de cartão de crédito de quatro bancos dos Estados Unidos da América terem sido impedidos de comprar moedas virtuais na Coinbase.

Esta segunda-feira, a China também anunciou querer reforçar os esforços para travar o uso de criptomoedas. Entre as medidas está o encerramento de plataformas de intercâmbio destes ativos digitais. A notícia foi especialmente penalizadora já que a China é o maior consumidor e produtor mundial de bitcoins (mais de 90% do comércio global da moeda chegou a ser feito na China).

No entanto, estes foram apenas os últimos embates num ativo que está no chão há várias semanas. A capitalização de mercado total de todas as moedas virtuais caiu para 282,40 mil milhões de dólares, o que corresponde ao nível mais baixo desde 26 de novembro de 2017. Todo o mundo cripto tem sido penalizado por avisos de economistas, traders, analistas e instituições, incluindo governos e bancos centrais.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.