[weglot_switcher]

Bitcoin sobe e desce, antes de entrar no mercado de futuros de Chicago

A moeda virtual ultrapassou esta sexta-feira os 17.000 dólares, o valor mais elevado de sempre e que compara com os 996 dólares que valia no início do ano.
11 Dezembro 2017, 07h30

A bitcoin perdeu quase um quinto do valor em mercado em apenas 10 horas, na sexta-feira, e disparou 40% nas 48 horas seguintes, antes da estreia da criptomoeda no mercado de futuros de Chicago (CBOE). A moeda virtual Bitcoin estreiou-se às 23 horas (de Lisboa) este domingo no mercado de futuros norte-americano, um passo histórico para o ativo, que acumula uma valorização de 1.490% este ano.

“Dado o interesse sem precedentes na bitcoin, é vital darmos aos nossos clientes as ferramentas de mercado que permitam expressar os seus pontos de vista e cobrir a sua exposição”, afirmou Ed Tillu, presidente do CBOE, onde a bitcoin negoceia esta segunda-feira pela primeira vez.

Criada em 2009 por uma pessoa com nome fictício de Satoshi Nakamoto, a bitcoin vai entrar também, no próximo dia 18 de dezembro, na maior plataforma mundial de derivados, a CME, também em Chicago. No próximo ano, a criptomoeda vai também entrar no mercado de futuros do Nasdaq.

“Reconhecemos que a bitcoin é um mercado novo e inexplorado que continuará a evoluir”, disse Terry Duffy, presidente da CME, citado pela agência Lusa.

Apesar de a criptomoeda continuar a ser alvo de muitas críticas, a entrada da moeda nos três mercados “é uma legitimação da bitcoin como classe de ativos”, segundo o presidente da empresa de investimento Global Advisor, que tem já um fundo de investimento nesta criptomoeda.

A moeda virtual ultrapassou esta sexta-feira os 17.000 dólares, o valor mais elevado de sempre e que compara com os 996 dólares que valia no início do ano, segundo dados do CoinDesk. No entanto, a bitcoin tem sido caracterizada pela volatilidade, tendo negociado este domingo entre os 13.150 e os 15.600 dólares.

Fonte: CoinDesk

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.