[weglot_switcher]

Nem Black Friday ou Cyber Monday. “Dia do Solteiro” chinês arrebata tudo

Os norte-americanos têm a Black Friday e a Cyber Monday e a China tem uma festividade cuja faturação supera a dos dois eventos. O “Dia do Solteiro” acontece já esta sexta-feira.
10 Novembro 2016, 19h19

Todos os anos, no dia 11 de novembro, a China celebra o “Dia do Solteiro” e, como não podia deixar de ser, a este dia está associado uma grande carga comercial com grandes recordes de vendas online. Milhões de chineses esperam ao longo do ano por este dia para usufruírem de grandes descontos em vários produtos.

No ano passado, o grupo Alibaba faturou 14,3 mil milhões de dólares naquele dia, mais do dobro do montante total da Black Friday e da Cyber Monday de 2015, que se fixou nos 5,8 mil milhões. Estes valores são esclarecedores quanto à dimensão do volume de negócios diário da maior empresa de comércio eletrónico do mundo.

A empresa devera expandir-se para outras zonas da China Ocidental, para Taiwan e Hong Kong, o que contabiliza um total de 30 milhões de pessoas e potenciais clientes. Entre 2014 e 2015, o ganho de vendas situou-se nos 57%. Será que o valor vai aumentar? Caso houvesse um declínio de 50% dessa taxa de crescimento, o potencial de vendas total em 2016 seria superior a 18 mil milhões de dólares. Há quem admita que o Alibaba fature 20 mil milhões de dólares no Dia do Solteiro deste ano.

O Dia do Solteiro faz tanto sucesso que outro retalhistas online começaram a faturar. Por isso, a Alibaba registou o nome “Double 11”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.