[weglot_switcher]

Blinken assegura que há plano de continuidade se Zelensky for assassinado

O responsável não quis adiantar mais detalhes qual é esse plano, mas garante que assegura a continuidade da governação. O presidente ucraniano é visto como um alvo para as forças de invasão russas e terá sido visado em várias tentativas de assassinato.
6 Março 2022, 16h40

Na sequência das três tentativas de assassinato contra o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken veio este domingo frisar que as tropas ucranianas têm um plano para a continuidade do governo do país, caso as próximas tentativas de matar o presidente sejam bem sucedidas.

Em entrevista ao canal norte-americano CBS, no programa “Face of the Nation“, Anthony Blinken não avançou com detalhes sobre o plano, mas garantiu que haverá continuidade governamental caso Zelensky seja atingido.

“Os ucranianos têm planos sobre os quais não vou falar ou entrar em detalhes para garantir que haja continuidade do governo de uma forma ou de outra, e vou ficar por aqui”, disse Blinken que fez questão de elogiar os esforços e a liderança de Zelensky durante a ofensiva militar na Ucrânia.

“A liderança que o presidente Zelensky mostrou — que todo o governo [ucraniano] mostrou —é notável. Eles têm sido a a personificação do povo ucraniano que tem sido incrivelmente corajoso”, disse Blinken.

Na semana passada, um relatório do “The Times” citado pelo “New York Post” avançava que o presidente ucraniano terá sido vítima de três tentativas de assassinato, tendo sobrevivido a todas.

A publicação revela que foram enviadas duas unidades de mercenários do grupo Wagner, apoiado pelo Kremlin, e as forças especiais da Chechénia. No entanto, as três tentativas acabaram furadas por elementos anti-guerra dentro do próprio Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.