[weglot_switcher]

BMW Série 5 recebe cinco estrelas Euro NCAP

Na última ronda de testes do Euro NCAP, o novo BMW Série 5 conseguiu a classificação máxima de 5 estrelas. O outro modelo testado, a carrinha Fiat Doblò, não foi além das três estrelas.
12 Abril 2017, 15h09

O Euro NCAP acaba de dar a conhecer os resultados da sua mais recente ronda de testes, que pôs à prova o BMW Série 5 e a Fiat Doblò. Lançada no final do ano passado, a sétima geração do BMW Série 5 continua o seu registo de sucesso no Euro NCAP, com a obtenção da classificação máxima de cinco estrelas, conseguida graças à nova plataforma, carroçaria e sistemas de segurança melhorados.

Os testes deste organismo revelaram que o sistema de travagem autónoma consegue efetivamente evitar ou mitigar embates com outros carros e mesmo peões. O modelo alemão conseguiu a impressionante pontuação de 81% na proteção de peões, fruto do sistema “Person Warning” e do capot ativo.

Na mesma ronda, e 13 anos depois dos primeiros testes, o Euro NCAP analisou a Fiat Doblò, também vendida pela Opel e Vauxhall sob a designação Combo. O facelift operado em 2015 incluiu algumas atualizações dos sistemas de segurança e uma revisão estilística, destinada a aumentar o ciclo de vida do modelo.

As três estrelas conseguidas nos testes revelam, no entanto, a verdadeira idade deste modelo, lançado em 2010, ao mesmo tempo que apontam o dedo à falta de ambição de competir – no que toca à segurança – com outras marcas, mais modernas. Por exemplo, os sistemas de segurança oferecidos pela Fiat de série na Doblò não foram além dos 25% na classificação do Euro NCAP, e a proteção de crianças não ultrapassa os 46%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.