A nova linha do BMW X6 foi lançada em meados do ano passado. A aceitação foi imediata e espetacular. De entre os atributos que é possível rotulá-lo está a robustez e a versatilidade. O espaço interior é soberbo e os acabamentos são sumptuosos. Estão dentro daquilo que é o melhor que se pode esperar de um grande SUV.
Em termos mecânicos, a marca realça o consumo combinado de 90,7 l aos 100 Km. Honestamente não chegámos a esse valor porque a atração pela aceleração foi tão grande que mantivemos sempre o “pé pesado” no teste de estrada que fizemos. Este seis cilindros em linha diesel atinge rapidamente uma velocidade da ordem dos 230 Km/h. Fizemos experiências em subidas íngremes e a performance foi simplesmente espetacular, notável mesmo. Em termos de infraestrutura tecnológica, sobressaiu a capacidade do veículo em manter constantemente um sistema de condução ativa inteligente que otimiza a tração, a estabilidade em termos de direção e a otimização em curva.
Há pacotes para suspensão adaptativa que melhora a performance, salienta a marca. Em termos de instrumentos de condução, este carro tem as últimas criações, desde iluminação Led adaptativa, a abertura e fecho de portas sem utilização de chave, um som Bang & Olufsen, que só encontramos em espaços de lazer profissionais, e um sistema de GPS onde nada falha. Entre os equipamentos que testámos encontravam-se o assistente de estacionamento, a visão frontal, traseira e lateral através de câmaras, numa solução engenhosa onde é possível ter uma visão de 360 graus vista de cima. Tudo em nome da segurança ativa e passiva. Em termos de valores, o preço com opções acaba próximo dos 120 mil euros, mas grande parte dos packs valem bem o dinheiro empregue.
As luzes adaptativas Led são essenciais para as viagens noturnas. Melhor, quando se viaja neste carro é sempre dia, tal é a intenção de iluminação. O sistema de som surround Harman/Kardon não é só para puristas e vale bem os 918 euros, enquanto o surround view de 621 euros é para quem quer ter o melhor. Embora custe 3821 euros, o design exterior dentro da linha “Pure Extravagance” dá o ar desportivo e agressivo de quem é urbano. Mas temos mais. O teto de abrir panorâmico de 1052 euros é dispensável num país muito solarengo. Vai circular geralmente fechado. O aviso de alteração de faixa de rodagem custa 524 euros, mas só se dá valor nos dias de grande cansaço.
OS CONFORTOS QUE SE IMPÕEM NUM X6
Imagine conduzir umas centenas de quilómetros num grande sofá, devidamente aconchegado, bem quente no interior, a contrastar com uma temperatura quase negativa no exterior, e a ouvir um som excecional na Smoth FM. Experimente num X6 e ficará fã. A caixa de oito velocidades Steptronic é quase impercetível, enquanto as duas zonas de climatização do veículo tornam agradável o ambiente. Para uma viagem longa, só falta falar da bagageira que tem uma capacidade inicial de 580 litros, mas que pode chegar aos 1525 litros, quando os bancos são rebatidos.
Esta capacidade tem mais 75 litros que o modelo anterior. No exterior, as linhas são bem vincadas e o formato coupé dá a sensação de estarmos perante um carro desportivo. Um senão: os estribos são grandes e obrigam a uma técnica de entrada e saída no veículo para não sujar as calças. Este é um pormenor devidamente compensado pela vigorosa máquina que é o X6, um “monstro” da estrada.
BMW X6 XDRIVE 30D
CX velocidades 8 vel steptronic
Cap porta bag 580
Consumo (l/100) 9,7
Preço (€) 119 566
OJE