[weglot_switcher]

‘Boeing Company’ enfrenta Musk e Bezos na corrida ao espaço

A Boeing e a DARPA (agência do Departamento de Defesa dos EUA) anunciaram uma parceria para desenhar, construir e testar um avião espacial.
25 Maio 2017, 13h07

O ‘Phantom Express’ (nome do veículo espacial) faz parte do programa experimental da ‘DARPA’ (XS-1) e pretende reinventar o conceito das missões espaciais, tenham estas fins comerciais ou governamentais. O objetivo é permitir um acesso rápido e semelhante a um qualquer voo mas… no espaço, escreve a Reuters.

Numa questão de minutos, o veículo espacial autónomo e reutilizável levanta como um foguetão, é propulsionado para além da atmosfera onde poderá deixar, por exemplo, pequenos satélites. Mas, no seu regresso, aterra como qualquer avião numa pista para ser preparado para o próximo lançamento. A meta da XS-1 é conseguir fazer 10 vôos em 10 dias consecutivos.

Desta forma, a parceria entre a ‘Boeing Company’ e a ‘DARPA’, que vai investir 146 milhões de dólares neste projeto (cerca de 130 milhões de euros), entra na corrida ao espaço com a ‘SpaceX’ de Elon Musk, patrão da ‘Tesla’, e da ‘Blue Origin’, empresa que conta com o apoio do CEO da ‘Amazon’, Jeff Bezos. Todas estas entidades estão a apostar forte nos foguetões reutilizáveis de forma a diminuir o custo das viagens espaciais.

O ‘Phantom Express’ deverá fazer o seu primeiro voo em 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.