Bolsa a subir. Banif continua em queda

O PSI-20, principal índice da bolsa portuguesa, abriu a subir 0,52% para 5.049,01, em linha com as principais bolsas europeias.

Apesar da boa performance do índice, as atenções dos investidores estão centradas no Banif, que cai 12,5% para os 0,0007 euros, enquanto se aguarda uma solução para o banco liderado por Jorge Tomé.

A queda do Banif, que ontem atingiu mínimos históricos, contrasta com o comportamento dos outros dois banco cotados, designadamente o BCP, que segue a valorizar 1,44% para 4,92 cêntimos.

A impulsionar o PSI 20, destaque para a Galp, cujo papel apreciava no arranque da sessão 1,3% para 9,674 euros.

Destaque também para a retalhista Jerónimo Martins, que negociava a subir 0,39% para 11,54 euros.

Na Europa, o principal índice, o Stoxx 600 avançava 1,16% para 353,59 pontos na abertura. Os investidores estão focados na Reserva Federal norte-americana, que hoje inicia a sua reunião magna, de onde poderá sair a decisão de subir as taxas de juro, o que, a verificar-se seria a primeira subida desde 2006.

Nesta manhã de terça-feira, dia 15 de dezembro, destaque ainda para o petróleo. O barril de Brent, que serve de referência para Portugal, seguia a desvalorizar 0,5%, para os 37,72 dólares.

OJE

Recomendadas

Wall Street encerra no ‘vermelho’ contrariando ‘verde’ da Europa

O petróleo está a ser negociado em alta. O brent valoriza 0,74% para os 76,71 dólares e o crude sobe 0,10% para os 71,53 dólares.

PremiumPreço do petróleo caiu 45% desde máximo depois de invasão da Ucrânia

Apesar do embargo e do teto à Rússia, os preços do petróleo bateram mínimos anuais em três dias consecutivos esta semana.

Embargo europeu ao petróleo russo: o que esperar? Veja os gráficos da semana no “Mercados em Ação”

Veja os destaques na rubrica “Gráficos da Semana”, da responsabilidade de Marco Silva, consultor de estratégia e investimento, no programa que contou com a análise de Mário Martins, administrador da ActivTrades Brasil.