Bolsa abre a subir em linha com Europa

O PSI 20, principal índice da bolsa portuguesa abriu a sessão de hoje a ganhar 0,32%, em linha com o optimismo do resto das praças europeias, que beneficiam da perspectiva da Reserva Federal (Fed) dos EUA começar a subir os juros, gradualmente. A impulsionar o índice português, destaque para o setor da banca, designadamente BCP […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O PSI 20, principal índice da bolsa portuguesa abriu a sessão de hoje a ganhar 0,32%, em linha com o optimismo do resto das praças europeias, que beneficiam da perspectiva da Reserva Federal (Fed) dos EUA começar a subir os juros, gradualmente.

A impulsionar o índice português, destaque para o setor da banca, designadamente BCP e BPI. O banco liderado por Nuno Amado sobe 1,52% para 5,34 cêntimos, enquanto o banco presidido por Fernando Ulkrich aprecia 0,94% para 1,07 euros.

O Banif, terceiro banco cotado, segue estável nos 0,25 cêntimos.

Em alta está igualmente o setor da energia. As quatro empresas cotadas apresentam ganhos nesta sessão: A EDP sobe 0,74% para 3,274 euros, a EDP Renováveis ganha 0,41% para 6,30 euros e a REN aprecia 0,57% para 2,631 euros. A petrolífera Galp Energia mantém a toada altista, valorizando 0,24% para 9,979 euros.

O índice português subia na abertura 32% para 5.395,71 pontos.

OJE

Recomendadas

CMVM avança com cinco processos de contraordenação contra auditoras e CGD

O regulador aplicou quatro processos por violação de deveres de atuação dos auditores e outro à Caixa Geral de Depósitos por violação de deveres dos intermediários financeiros. Foi aplicada uma coima de 25 mil euros ao banco, suspensa integralmente por dois anos.

Wall Street negocia misto no início da sessão

“A revelação de que as empresas norte-americanas registaram o nível de contratação mais baixo em quase dois anos e a um ritmo bastante inferior ao previsto até poderia fazer acreditar que uma maior fraqueza no mercado laboral poderia levar a Fed a ser mais paciente com a subida de taxas de juro. No entanto, o efeito não se fez sentir nos mercados, que aguardam por um discurso de Jerome Powell, pelas 18h30h de Lisboa, o que pode justificar a passividade”, explica Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium investment banking.

IGCP recompra 1,4 mil milhões de euros em obrigações com maturidade em 2023 e 2024

O IGCP, segundo dados da Bloomberg, citados pela Lusa, recomprou 250 milhões de euros nas obrigações com maturidade em outubro de 2023 e 1,15 mil milhões de euros nos títulos com maturidade em fevereiro de 2024.