Bolsa de Istambul suspende negociação após principal índice cair 7%

“A negociação no mercado de ações, dos contratos de futuros de ações e de índices individuais e os contratos de opções no mercado de derivados foi suspensa”, afirmou a bolsa turca em comunicado.

A Bolsa de Istambul, na Turquia, suspendeu as negociações do mercado de ações e derivados após dois disjuntores de mercado não terem conseguido parar um queda no índice principal de 7% na primeira hora de negociação, avança a “Reuters”.

“A negociação no mercado de ações, dos contratos de futuros de ações e de índices individuais e os contratos de opções no mercado de derivados foi suspensa”, afirmou a bolsa turca em comunicado.

O operador do mercado de ações não disse quando é que a negociação seria retomada.

A primeira falha do disjuntor de mercado aconteceu poucos minutos após a abertura nesta quarta-feira depois do índice de referência (XU100) ter caído 5%, continuando as perdas após um terramoto devastador no sul do país na segunda-feira.

O índice de referência BIST-100 abriu em queda de 0,52% e foi suspenso quando caía 7,09%, enquanto o índice bancário (XBANK) caía 6,03% quando se deu a suspensão das negociações.

Recomendadas

Lisboa abre no ‘verde’ com ganhos ligeiros do BCP

BCP é a cotada que mais se destaca na abertura da Bolsa de Lisboa, numa manhã em que o índice bolsista português ainda está adormecido.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Depois de conhecido o cenário da avaliação bancária na habitação, na segunda-feira, o INE atualiza na terça-feira as estatísticas das rendas da habitação ao nível local. Os dados são relativos ao quarto trimeste de 2022 e veremos como estava o mercado arrendatário a evoluir nas vésperas da apresentação do programa ‘Mais Habitação’.

Wall Street encerra sessão em terreno negativo

O Dow Jones perdeu 0,12% para 32.394,65 pontos, o S&P 500 cedeu 0,15% para 3.971,53 pontos e o tecnológico Nasdaq recuou 0,45% para 11.716,08 pontos.
Comentários