A bolsa de Lisboa arranca a semana no ‘vermelho’, com as principais cotadas no PSI a desvalorizar. O principal índice português recua 0,68% na abertura de sessão desta segunda-feira.
A Galp é quem lidera as perdas esta manhã, a recuar 1,78% (cerca de 11 euros), com o preço do petróleo a cair 2% nos mercados internacionais.
Também o o BCP e a EDP Renováveis desvalorizam esta segunda-feira, com recuos de 1,03% e 0,62%, respetivamente. Já o grupo Sonae perde 0,88%.
O sentimento negativo registado fica, contudo, em linha com o que se passa nas restantes praças europeias, motivadas pelas restritivas políticas Covid-Zero na China. O país também lida esta segunda-feira com alguns protestos, que já levaram a detenções em Xangai.
O índice Stoxx 600 perde 0,4% com o francês CAC, o alemão DAX e o espanhol IBEX a recuarem todos na ordem do meio ponto percentual. A liderar as perdas no continente está o britânico FTSE 100 – quase 1% (0,8%).
Também o ouro, à semelhança do petróleo, arranca a semana em queda. O preço do metal está esta segunda-feira a recuar 0,3%, influenciado também pelas manifestações chinesas. Já os preços do gás natural na Europa estão em queda, depois de a Rússia ter anunciado que não iria cortar as ligações através da Ucrânia.