Bolsa de Lisboa encerra sessão com Navigator a perder mais de 6%

A Semapa também registou queda e terminou o dia a desvalorizar 1,76% para 12,28 euros. 

A bolsa de Lisboa encerrou sessão, desta terça-feira, com um recuo de 0,29% para 5.998,13 pontos, em linha com a maioria das congêneres europeias.

Entre as cotadas que mais perdem está a “The Navigator” que terminou o dia com um recuo de 6,50% para 3,25 euros, seguida da Semapa que desvalorizou 1,76% para 12,28 euros.

Por outro lado, os CTT encerram o dia com um avanço de 4,98% para 3,37 euros e BCP somou 2,94% para 0,1958 euros.

Quanto às congêneres europeias, o alemão DAX val0rizou 0,33%, o espanhol IBEX 35 ganhou 0,17%, o francês CAC 40 subiu 0,48% e o britânico FTSE 100 perdeu 0,09%.

“As principais praças europeias encerraram a sessão em território positivo na sua maioria, com os investidores a ficarem otimistas após uma nota de imprensa divulgar que oficiais do BCE estarão a discutir abrandar o ritmo de subida de juros a partir da reunião de março, considerando uma subida de apenas 25 pontos base, em vez de uma de 50 pontos base conforme anunciado na reunião de dezembro por Christine Lagarde, o que levou a uma contração das yields de dívida soberana na Europa”, sublinha o analista de mercados do Millenium BCP, Ramiro Loureiro.

Segundo o especialista, o dia de hoje foi ainda marcado “pelos bons dados vindos da China, relativamente ao crescimento económico em 2022 e às vendas a retalho e produção industrial de dezembro, que surpreenderam as estimativas dos analistas”.

Além disso, “dados de confiança nos investidores medidos pelo ZEW survey mostraram a primeira leitura otimista desde fevereiro de 2022, denotando que os profissionais de mercado começam a melhorar as expetativas quanto ao estado da economia da Zona Euro”.

Recomendadas

PremiumBancos centrais elevam praças acionistas

As reuniões dos principais bancos centrais criaram otimismo nos mercados financeiros esta semana.

Wall Street fecha no ‘vermelho’ depois de conhecidos dados do emprego

Os Estados Unidos da América criaram 517 mil empregos em janeiro bem acima do projetado.

PremiumNovo embargo à Rússia com impacto no preço do gasóleo na bomba

Um quarto do gasóleo consumido na Europa continua a vir da Rússia, mas a partir de 5 de fevereiro entra em vigor novo embargo. Analistas apontam que preços na bomba estão em risco de sofrer aumentos.
Comentários