Bolsa de Lisboa fecha a ganhar 0,45% em dia positivo nas praças europeias

O principal índice da bolsa portuguesa (PSI20) encerrou a sessão de hoje a subir 0,45% para 5.494,44 pontos, seguindo o sentimento do resto da Europa, com EDP e BCP a destacarem-se pela positiva. Dos 18 títulos que atualmente formam o PSI20, dez valorizaram e oito perderam valor. Entre as cotadas que terminaram a sessão no […]

O principal índice da bolsa portuguesa (PSI20) encerrou a sessão de hoje a subir 0,45% para 5.494,44 pontos, seguindo o sentimento do resto da Europa, com EDP e BCP a destacarem-se pela positiva.

Dos 18 títulos que atualmente formam o PSI20, dez valorizaram e oito perderam valor.

Entre as cotadas que terminaram a sessão no verde, a EDP destacou-se com um ganho de 1,83%, para os 3,39 euros, e o BCP registou também uma assinalável subida (2,40%, para 0,08 euros).

No vermelho, a PT SGPS perdeu 3,60%, para 0,70 euros, e o BPI desvalorizou 0,76% para 1,31 euros.

A globalidade das bolsas europeias fechou hoje no verde: Madrid (IBEX) subiu 1,02%, Paris (CAC) apreciou 0,65% e Frankfurt (DAX) ganhou 0,73%.

Os analistas e investidores aguardam hoje a lista de reformas que as autoridades gregas devem enviar até ao final do dia para as instituições europeias.

Ao começo da tarde, a Comissão Europeia veio sublinhar que ainda não havia recebido a lista que ficou de ser entregue no quadro do acordo alcançado no Eurogrupo da passada sexta-feira sobre o prolongamento da assistência financeira à Grécia.

“Não recebemos ainda formalmente qualquer lista das autoridades gregas. O prazo é o final do dia de hoje, portanto há tempo até à meia-noite”, indicou uma porta-voz, acrescentando que ainda há conversações a decorrer e o executivo comunitário está em contacto com as autoridades de Atenas.

À luz do compromisso alcançado na passada sexta-feira entre o novo Governo grego e os seus credores (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), Atenas deve remeter hoje a Bruxelas um catálogo de reformas com que se compromete, que será analisado pelas instituições, que só então validarão o prolongamento da assistência à Grécia por mais quatro meses.

OJE/Lusa

Recomendadas

Wall Street termina semana em terreno positivo a beneficiar do disparo da Tesla

A automotora mostrou interesse em construir fábricas de baterias na América do Norte, o que resultou numa valorização superior a 6% das ações da empresa.

“Deutsche Bank? É um animal diferente do Credit Suisse”. Veja os gráficos da semana no “Mercados em Ação”

Veja a análise de Mário Martins, administrador da ActiveTrades Brasil, aos gráficos da semana apresentados por Marco Silva, consultor de estratégia e investimento.

Bolsa de Lisboa encerra semana em terreno positivo

No que diz respeito às congêneres europeias, o alemão DAX avançou 0,69%, o espanhol IBEX 35 ganhou 0,38%, o francês CAC 40 somou 0,81% e o britânico FTSE 100 valorizou 0,15%.