Bolsa de Lisboa negoceia no ‘vermelho’ com BCP a liderar as perdas

A bolsa de Lisboa está a contrariar as congéneres europeias e negoceia em território negativo, descendo 1,17%, para os 6.231,90 pontos.

A bolsa de Lisboa (PSI) está a meio da sessão no ‘vermelho’, descendo 1,17%, para os 6.231,90 pontos.

A liderar as perdas está o BCP com uma descida de 2,77% para os 0,1891 euros, seguido pela EDP, que desvaloriza 1,88% para os 22,93 euros, e a Greenvolt, que reduz 1,76% para os 7,25 euros.

Três cotadas da bolsa negoceiam em território positivo, com a Semapa a liderar os ganhos e a aumentar 1,20% para os 15,22 euros. A Corticeira Amorim valoriza 0,78% e a Mota-Engil sobe 0,14%.

A Navigator e os CTT estão inalterados, permanecendo nos 4,12 e nos 3,77 euros, respetivamente.

O analista da Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro, destaca que a bolsa nacional está a contrariar o mercado europeu, e as perdas da EDP, Greenvolt e BCP aliviam parte da valorização expressiva registada esta semana no PSI, “num mês em que as ações do banco liderado por Miguel Maya veem a cotação disparar cerca de 27,2%.”

Contrariamente ao PSI, nas bolsas europeias a tendência é de valorização. O DAX (Alemanha) valoriza 0,84%, o FTSE 100 (Reino Unido) sobe 0,22%, o CAC 40 (França) sobe 0,93%, e o IBEX 35 (Espanha) aumenta 0,27%.

Lá fora, “o setor tecnológico é um dos mais animados, impulsionado pelas valorizações expressivas de ontem em Wall Street, onde o índice tecnológico subiu cerca de 2,8%. O setor de luxo está igualmente em bom plano, com cotação como LVMH , Hermès e Kering entre os maiores ganhos no Euro Stoxx 50, faltando perceber se tal se deve a uma inversão de sentimento ou apenas a uma recuperação técnica”, explica Ramiro Loureiro, mencionando que o setor Energético está entre as perdas, pressionado pelo recuo dos preços do petróleo e gás natural. Também o setor Utilities é a outra exceção aos ganhos europeus, “após os comentários da EDF que as falhas nucleares da China estão a causar repercussões nos mercados de energia europeu”, considera ainda a análise.

O petróleo brent desvaloriza, descendo 0,36% para os 113,77 dólares.

No mercado cambial, o euro desvaloriza 0,21% face ao dólar para os 110,42 euros.

 

Recomendadas

PremiumBitcoin sob pressão com receios sobre economia mundial

As criptomoedas estão a recuperar após fortes quedas, mas os analistas alertam que o movimento pode não ter sustentação.

Wall Street encerra sessão com índices a ganhar mais de 2,50%

Os mercados financeiros têm estado agitados, mas recuperaram e encerraram a semana a negociar no verde.

Bruxelas quer emitir 50 mil milhões de euros em obrigações para financiar NextGenerationEU

Bruxelas anunciou o programa de financiamento para entre julho e dezembro.
Comentários