Bolsa de Lisboa recupera a meio da sessão com apenas quatro cotadas ‘no verde’

As principais bolsas europeias estão todas ‘no vermelho’. O DAX (Alemanha) apresenta uma descida de 0,61%, o FTSE 100 (Reino Unido) recua 0,40%, o CAC 40 (França) desce 0,33% e o IBEX 35 (Espanha) desvaloriza 0,29%.

A Bolsa de Lisboa (PSI) encontra-se a meio da sessão em terreno positivo, a valorizar 0,06%, para os 6.339,00 pontos, com apenas quatro cotadas ‘no verde’: o BCP, a Altri, a Corticeira Amorim e a EDP Renováveis.

O BCP lidera nas subidas, com as suas ações a valorizarem 2,68%, para os 19 cêntimos, seguido da Altri, que valoriza 1,39% para 6,58 euros, enquanto a Corticeira Amorim sobe 0,77% para os 10,52 euros.

Nas descidas lideram os CTT, que descem 1,07% e passam para os 3,70 euros, segue-se a The Navigator, que desvaloriza 0,83%, com as ações a valerem 4,07 euros.

As ações da Semapa estão inalteradas, mantendo-se nos 15,48 euros

As principais bolsas europeias estão todas ‘no vermelho’. O DAX (Alemanha) apresenta uma descida de 0,61%, o FTSE 100 (Reino Unido) recua 0,40%, o CAC 40 (França) desce 0,33% e o IBEX 35 (Espanha) desvaloriza 0,29%.

Analistas da xtb realçam que os mercados europeus estão a registar perdas no início das negociações desta manhã, na sequência também da fraca sessão em Wall Street ontem e na Ásia hoje.

“O calendário económico foca-se num evento que certamente será acompanhado de perto pelos investidores – a decisão sobre as taxas de juro BCE às 12h45. Não se espera que o Banco Central Europeu decida aumentar as taxas hoje, mas irá divulgar previsões atualizadas, sendo provável que anuncie o fim do programa de QE. Isto, por sua vez, abriria o caminho para um aumento das taxas de juro já na próxima reunião. A conferência de imprensa de Lagarde irá decorrer às 13h30 e será acompanhada de perto pelos investidores”, destacam os analistas.

Quanto ao preço do barril de petróleo está a recuar ligeiramente, indicam analistas da xtb, com o brent a subir 0,07% para os 123,67 euros e o crude a recuar 0,02% para os 122,08 euros, depois de  terem atingido máximos de três meses ontem.

No mercado cambial, o euro está a ter uma desvalorização face ao dólar, com uma descida de 0,01%, para os 1,07 euros.

Recomendadas

Wall Street recupera e vai de fim de semana com subidas

Ainda assim, os títulos da Meta Platforms, que detém o Facebook, deslizaram após vir a público que a empresa liderada por Mark Zuckerberg está a cortar os planos de contratação de engenheiros, antecipando uma eventual desaceleração económica.

PSI fecha no verde com EDP Renováveis a disparar mais de 5% e EDP mais de 4%

Apesar da leitura preliminar da inflação, no mês de junho, ter registado um novo pico, acima do esperado, os mercados não reagiram negativamente. Ainda assim as bolsas da Europa fecharam mistas. Energia e utilities em forte alta.

Wall Street entra em julho com o pé esquerdo

O sector dos semicondutores está a cair após a empresa Micron Technology, fabricante de chips, ter apresentado um ‘guidance’ fiscal para o quarto trimestre que desiludiu o mercado. As concorrentes perdem mais de 2% no arranque da última sessão da semana.
Comentários