Bolsa de Lisboa recupera e encerra na ‘linha de água’. Altri lidera ganhos

PSI subiu 0,01% em dia misto para as principais bolsas europeias. O euro está a ter uma desvalorização face ao dólar, com uma descida de 0,60%, para os 1,0119 dólares.

A Bolsa de Lisboa (PSI) encerrou a sessão desta quinta-feira voltando para território positivo, com uma ligeira subida de 0,01%, para os 6.269,69 pontos, com a Altri a liderar nos ganhos.

A Altri viu as suas ações a avançar 1,83% para os 5,86 euros, seguida da Sonae, que ganhou 1,63% para os 1,0580 euros. Em terceiro ficou a The Navigator, que avançou 1,52% para os 4,15 euros. A Galp também encerrou a sessão em território positivo, a ganhar 1,46% para os 10,78 euros, acompanhada pela Jerónimo Martins que valorizou 0,79% para os 23,02 euros.

Nas perdas liderou a EDP Renováveis, cujas ações recuaram 2,15% para os 25,98 euros, seguida da EDP, que viu as suas ações a descer 1,16% para os 5,11 euros. Em terceiro ficou a Corticeira Amorim, que desvalorizou 0,75% para os 10,52 euros. O BCP também encerra no ‘vermelho’, a recuar 0,53% para os 0,1503 euros.

As principais bolsas europeias também terminaram a sessão em terreno misto. o DAX (Alemanha) cresceu 0,60%, o CAC 40 (França) avançou 0,45% e o FTSE 100 (Reino Unido) valorizou 0,33%. Só o IBEX 35 (Espanha) encerra no ‘vermelho’ descendo 0,05%.

O analista de mercados do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro, afirma que a energia lidera num dia marcado por uma nova escalada de preços: “No exterior, o sector energético liderou as valorizações, impulsionado pela subida dos preços do petróleo e do gás natural. Como resposta ao aumento dos custos energéticos a Alemanha irá reduzir temporariamente o imposto sobre as vendas do gás natural de 19% para 7% a partir de 1 de outubro até março de 2024”.

Ramiro Loureiro destaca ainda a escalada na inflação da Zona Euro do mês de julho e as declarações de um membro do BCE, onde afirmou que o banco central irá continuar a subir a taxa de juro de modo a combater uma inflação “inaceitavelmente elevada”.

Para além do sector energético, o analista dá conta dos ganhos do sector tecnológico pelas valorizações das empresas de semicondutores.

Quanto ao PSI, informa que a unidade polaca da Jerónimo Martins, Biedronka, anunciou que vai abrir uma loja online de produtos não alimentares.

No mercado petrolífero, o preço do petróleo está a subir. O brent está a avançar 2,34% para os 95,84 dólares, e o crude está a subir 2,05% para os 89,92 dólares.

Quanto ao mercado cambial, o euro está a ter uma desvalorização face ao dólar, com uma descida de 0,60%, para os 1,0119 dólares.

Recomendadas

PSI lidera subidas na Europa com CTT e NOS a valorizarem à volta de 5%

“As bolsas europeias ganharam ânimo ao longo da sessão e acabaram por encerrar em alta, com o PSI em destaque, ao valorizar quase 2%. O índice de ações português foi impulsionado pelo disparo superior a 5% da NOS, perante perspetivas de que o mercado móvel nacional possa encolher de cinco para quatro players depois da Vodafone Portugal ter concordado em comprar a Nowo”, relata o analista do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

Samba Digital entra na Bolsa de Lisboa a 6 de outubro

A Samba Digital trabalha com os maiores clubes e jogadores do futebol inglês, francês, italiano e alemão. E, desde este ano, com a Primeira Liga Portuguesa.

CMVM publica três documentos com recomendações para o investidor

Na “Semana do Investidor” a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários avança com duas publicações. Sendo uma delas o “Relatório do Investidor” e a outra um estudo sobre Incentivos à Poupança de Longo-Prazo. Hoje é publicada também a brochura sobre Finanças Sustentáveis para ajudar os investidores a identificarem as características deste tipo de investimentos, o que os distingue e quais os cuidados a ter.
Comentários