Bolsa de Lisboa termina sessão no ‘vermelho’. BCP e EDP Renováveis lideram perdas

A REN foi a única cotada a terminar a sessão no ‘verde’, valorizando 0,20%, com as suas ações nos 2,535 euros.

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI) fechou a sessão desta quinta-feira no ‘vermelho’, a desvalorizar 1,77%, nos 5.862,32 pontos.

O BCP liderou nas perdas e fechou a desvalorizar 4,03%, com as suas ações a valerem 0,1808 euros, seguido da EDP Renováveis, que perdeu 3,91% para os 20,41 euros, enquanto a Jerónimo Martins depreciou 2,75%, para os 19,84 euros.

A Galp também terminou a sessão a perder 1,18%, com as suas ações nos 12,56 euros e a EDP desvalorizou 0,42% para os 4,73 euros.

A REN foi a única cotada a terminar a sessão no ‘verde’, valorizando 0,20%, com as suas ações nos 2,535 euros.

As principais bolsas europeias também fecharam em terreno negativo, com o CAC 40 (França) a descer 1,86%, o DAX (Alemanha) a desvalorizar 1,72%, o IBEX 35 (Espanha) a perder 1,57% e o FTSE 100 (Reino Unido) a depreciar 1,07%.

O analista de mercados do Millenium BCP, Ramiro Loureiro, destaca que as bolsas europeias encerraram em território negativo, com perdas transversais à grande maioria dos sectores, num dia marcado pelos discursos mais agressivos de oficiais do BCE, com um governador a referir serem possíveis múltiplos aumentos de 50 pontos base na taxa de juro, uma ideia posteriormente reiterada por Christine Lagarde, que admitiu manutenção de subida de taxas de forma a trazer a inflação de volta à meta desejada.

“Dados do mercado laboral divulgados nos EUA revelaram que os pedidos de subsídios de desemprego recuaram na semana passada, mostrando um mercado de trabalho ainda resiliente, sendo este um dos pontos no qual a Fed se tem focado para justificar a sua agressividade de política monetária”, salienta ainda.

O preço do barril de petróleo está a valorizar, com o brent a ganhar 1,26% para os 86,05 dólares e o crude a crescer 1,09% para os 80,67 dólares.

No mercado cambial, o euro está a ter uma valorização de 0,13% face ao dólar, para os 1,0806 euros.

Recomendadas

IGCP quer alargar rede de distribuidores dos certificados de aforro para contornar desinteresse da banca

O presidente do IGCP sublinhou na COF o interesse em alargar a rede de distribuidores, de forma a contornar também, o que disse ser, o desinteresse da banca.

PSI fecha no ‘vermelho’ em contraste com as bolsas europeias

Os CTT lideram as perdas no índice da bolsa de Lisboa, seguido pela Galp e pela Jerónimo Martins, numa sessão em que os barris de brent e crude voltaram a encarecer.

Inflação: Governos dificultam a missão do BCE? Ouça o podcast “Mercados em Ação”

Estarão os estímulos dos Governos às famílias a prejudicar a tarefa de Christine Lagarde e dos outros líderes dos bancos centrais na árdua tarefa de conter a inflação? Henrique Tomé, analista do XTB, analisa este e outros temas na edição desta semana do programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários