Bolsa de Lisboa vai continuar a ser PSI 18

O índice de referência nacional deverá continuar a falhar o número de componentes que lhe dá nome pelo menos até março.

Reuters

Na revisão trimestral ao índice, a Euronext decidiu não fazer alterações nos componentes da Bolsa de Lisboa. Apesar de se chamar PSI 20, o índice deverá continuar com 18 cotadas pelo menos até março do próximo ano, falhando o número de empresas que lhe dá nome.

As últimas adições ao PSI 20 foram a gestora de restaurantes Ibersol e a tecnológica Novabase, que entraram no dia 20 de março, altura em que a bolsa passou a ter 19 componentes.

No entanto, no dia 12 de setembro, as unidades de participação da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) saíram de negociação, depois da oferta pública de aquisição (OPA) feita pelo banco. A CEMG passou a sociedade anónima, as unidades foram convertidas em ações e passaram a ser quase todas detidas pela sociedade, reduzindo novamente o número de componentes.

As regras da Euronext determinam que as empresas cotadas no índice tenham um mínimo de 100 milhões de euros para a capitalização bolsista efetivamente dispersa (free float market capitalization) e um mínimo de 15% de dispersão do capital (free float).

A próxima revisão do PSI 20 é a anual, em março. As revisões trimestrais acontecem em junho, setembro e dezembro.

Relacionadas

Bolsa de Lisboa acompanha ganhos na Europa, com retalho em destaque

Em contraciclo com as bolsas da zona euro, o índice britânico FTSE 100 está a ser penalizado pelo processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Volatilidade da Bolsa de Lisboa aumentou para 8,8% em novembro

O valor compara com os 7,89% fixados em outubro, mas fica abaixo dos 13,86% registados em igual período do ano passado.
Recomendadas

OPEP+ deverá anunciar corte na produção de petróleo na próxima reunião

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados está a considerar um corte na produção de petróleo de mais de um milhão de barris por dia na quarta-feira, naquela que será a primeira reunião presencial desde o início da pandemia.

Cotação do barril Brent para entrega em novembro baixa para 87,96 dólares

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em novembro terminou esta sexta-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,73%, para os 87,96 dólares.

Wall Street encerra sessão com principais índices a perder mais de 1,50%

No momento de fecho o Dow Jones recua 1,71%para 28.725,84 pontos, o S&P 500 cede 1,51% para 3.585,40 pontos e o tecnológico Nasdaq desvaloriza 1,51% para 10.575,62 pontos. 
Comentários