[weglot_switcher]

Bolsa de Moscovo retoma negociação normal na segunda-feira em horário reduzido

A bolsa de Moscovo vai funcionar na segunda-feira entre as 9h50 e as 13h50, hora local, indica a Reuters, adiantando ainda que o chamado “short selling” – ou seja, a aposta na queda das ações – continua proibido.
  • Moscovo, Russia
26 Março 2022, 16h35

Depois de iniciado a transação de algumas ações na quinta-feira passada, o banco central da Rússia afirmou este sábado que a bolsa de Moscovo vai retomar a negociação normal de títulos e obrigações russos, apesar de ir funcionar com um horário mais reduzido.

A bolsa de Moscovo vai funcionar entre as 9h50 e as 13h50, hora local, indica a Reuters, adiantando ainda que o chamado “short selling” – ou seja, a aposta na queda das ações – continua proibido. Os não residentes também vão continuar impedidos de vender os seus títulos até 1 de abril.

O mercado russo tem vindo a reabrir gradualmente depois de a sua negociação ter sido suspensa no seguimento das sanções impostas pelo Ocidente perante a invasão russa à Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.

Na quinta-feira, a bolsa de Moscovo voltou a negociar ações, mas apenas 33 (incluindo a Gazprom  e o Sberbank) das 50 empresas que integram o principal índice, o Moex, viram os seus títulos a serem transacionados. No início da semana, já tinha arrancado a negociação de algumas obrigações de dívida pública russa.

Depois de  apenas quatro horas e 10 minutos de negociação, a praça russa acabou por fechar a subir mais de 4%, após quase um mês encerrada, suportada sobretudo pelas medidas adotadas pelo Governo para evitar a fuga de investidores em grande escala e a queda abrupta das ações. No entanto, a bolsa anulou a maioria destes ganhos na sexta-feira, com as ações russas a registarem o pior desempenho global este ano.

(Artigo atualizado com mais informação.)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.