Bolsa grega perde 10,5% no dia de nova tentativa de eleger Presidente

A bolsa de Atenas está a negociar em queda, desvalorizando-se 10,54%, no dia que os deputados elegem, pela terceira vez, o presidente do país, o que mostra que os investidores receiam que um novo falhanço. Pelas 10h15 de Lisboa, o principal índice da bolsa grega perdia 10,54% para os 763,24 pontos, acentuando as quedas da […]

A bolsa de Atenas está a negociar em queda, desvalorizando-se 10,54%, no dia que os deputados elegem, pela terceira vez, o presidente do país, o que mostra que os investidores receiam que um novo falhanço.

Pelas 10h15 de Lisboa, o principal índice da bolsa grega perdia 10,54% para os 763,24 pontos, acentuando as quedas da abertura da sessão.

“Há algum receio” de que a Grécia, com o impasse em relação à eleição presidencial venha “a ter novas eleições” o que poderia levar a uma “situação de instabilidade” política, sublinharam os analistas citados pela agência de informação financeira Bloomberg.

Os deputados gregos voltam a ser hoje convocados pela terceira vez para a eleição do presidente da Grécia, um escrutínio determinante que em caso de novo falhanço implicará a convocação de legislativas antecipadas.

Na terça-feira, os deputados voltaram a não conseguir eleger o chefe de Estado, num escrutínio seguido com particular atenção na sede da União Europeia (UE) em Bruxelas e nas principais capitais europeias. No caso de dissolução do hemiciclo e de legislativas antecipadas, que devem decorrer em 25 de janeiro ou 01 de fevereiro, o partido de esquerda anti-austeridade e anti-troika ‘Syriza’ poderá chegar ao poder.

No total, 168 dos 300 deputados votaram na terça-feira por Stavros Dimas, o ex-comissário europeu proposto pelo partido conservador do primeiro-ministro Antonis Samaras, que o Governo de coligação entre a direita e o Partido Socialista Pan-Helénico (PASOK) apresentou como candidato ao posto honorífico de chefe de Estado.

OJE/Lusa

Recomendadas

Galp vai investir mais de cinco mil milhões no Brasil (com áudio)

A companhia quer investir mais na produção de petróleo, mas também nas energias renováveis.

PSI abre no ‘vermelho’ em linha com a Europa. BCP perde mais de 2%

Apenas duas cotadas estão em terreno positivo num dia negativo para as principais bolsas europeias. No mercado cambial, o euro valoriza 0,40% face ao dólar norte-americano para os 0,9550 dólares.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

O INE divulga hoje as estatísticas de rendas da habitação ao nível local no segundo trimestre do ano, os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores deste mês e ainda as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes ao mês de agosto. Nos EUA, faz-se inventário ao crude, aos destilados e aos combustíveis.