Bolsa portuguesa acompanha Europa em queda. EDP Renováveis, NOS e BCP pressionam PSI 20

PSI 20 cai 0,62%, para 4.750,38 pontos, em linha com as principais congéneres europeias.

.O principal índice bolsista português (PSI 20) iniciou a sessão desta terça-feira a negociar em terreno negativo. O PSI 20 cai 0,62%, para 4.750,38 pontos, em linha com as principais congéneres europeias.

Apesar de na segunda-feira à noite a vitória eleitoral de Joe Biden nas eleições presidenciais ter sido novamente reforçada, com o colégio eleitoral a nomear o candidato democrata como 46º presidente dos EUA, facto é que o cenário da pandemia da Covid-19 nos EUA continua a levantar receios nos investidores.

Nos EUA, mais Estados continuam a aplicar medidas restritivas com o aumento de casos. Também no Reino Unido o governo de Boris Johnson voltou a aplicar regras restritivas à circulação. EUA e Reino Unido são dois países que já iniciaram o plano de vacinação para a Covid-19

Na bolsa portuguesa, o PSI 20 é pressionado pela desvalorização de dez empresas cotadas. As quebras da EDP Renováveis (-1,48%), da NOS (-1,47%) e do BCP (-0,40%) são os principais responsáveis pela desvalorização da praça nacional.

Em terreno positivo, destaque para as papeleiras Altri e Navigator, embora incapazes de inverter a tendência.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com os mercados a reagir aos resultados eleitorais em Itália. Esta segunda-feira, Christine Lagarde fala no Parlamento Europeu e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as tábuas da mortalidade em Portugal, referentes ao período pandémico. Conheça a agenda da semana.

PremiumReserva Federal penaliza mercados

A postura mais ‘hawkish’ do que o esperado do banco central norte-americano empurra os mercados para perto de mínimos do ano.

Wall Street encerra semana com principais índices a perder mais de 1,50%

O Dow Jones encerrou o dia a ceder 1,62% para 29.590,41 pontos, o S&P500 a perder 1,67% para 3.695,10 pontos e o tecnológico Nasdaq a recuar 1,80% para 10.867,93 pontos.
Comentários