[weglot_switcher]

Bolsa portuguesa acompanha Europa em queda. Mota-Engil tomba quase 10%

PSI 20 abriu a sessão desta segunda-feira a perder 0,62%, para 4.622,76 pontos, em linha com principais praças europeias.
30 Novembro 2020, 08h33

O principal índice bolsista português (PSI 20) abriu a sessão desta segunda-feira a perder 0,62%, para 4.622,76 pontos, em linha com as principais congéneres europeias.

A justificação da negociação estar no vermelho no Velho Continente explica-se pelos indicadores no mercado de futuros, indicando que os investidores aguardam por mais informações sobre o desenvolvimento das vacinas para a Covid-19, com a expetativa que notícias positivas possibilitem alavancar novos ganhos na última sessão de novembro.

O mercado petrolífero também está a gerar muitas expetativas em torno dos investidores. Os países exportadores de petróleo e os Estados parceiros (OPEP+) não chegaram a um acordo para adiar o aumento da produção de barris, prevista para o próximo mês de janeiro. Esta segunda-feira decorre uma reunião formal da OPEP, sendo que os membros da OPEP e os seus parceiros tentaram chegar a um consenso antecipado no domingo, mas tal não foi possível.

Os países produtores de petróleo querem um adiamento do reforço da produção. A OPEP+ está dividida, sendo que a maioria dos Estados membros defende adiar o reforço da produção para depois de março.

Em Londres, o Brent, que é referência para Portugal, cai 8,54%, para 37,46 dólares. Já o WTI, em Nova Iorque, recua 1,58%, para 44,80 dólares.

O mercado cambial também está a influenciar os investidores. Pela quinta sessão consecutiva o dólar deprecia, com o euro a apreciar 0,06%, para 1,1970 dólares, face à divisa norte-americana.

Na bolsa portuguesa, o PSI regista dez empresas cotadas em queda, seis em alta e uma negoceia sem variação. As quebras da Galp Energia (3,43%), que acompanha a tendência do mercado petrolífero, e da Mota-Engil (-9,91%) impulsionam recuo do PSI 20.

A Mota-Engil é a cotada que mais afunda no arranque da sessão, sofrendo uma correção após ter fechado a sessão de sexta-feira a crescer mais de 14%. A Mota-Engil informou o mercado na sexta-feira que a chinesa CCCC adquiriu 23% do capital da construtora portuguesa por 169,4 milhões de euros.

Destaque ainda para a quebra do BCP (-0,94%) e da Altri (-1,20%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.