Bolsa portuguesa com ganhos ligeiros quando Europa aguarda pela Fed e eleições britânicas

Na bolsa portuguesa, dez empresas cotadas valorizam, seis desvalorizam e duas negoceiam sem valorização. 

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,08%, para 5.152,25 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quarta-feira, 11 de dezembro. Na bolsa portuguesa, dez empresas cotadas valorizam, seis desvalorizam e duas negoceiam sem valorização.

Os títulos das papeleiras Altri (0,78%), Navigator (0,67%) e Semapa (0,43%), da Galp (0,67%) e dos CTT (0,30%) impulsionam o PSI 20. Mas as quedas de BCP (-0,57%) e da Jerónimo Martins (-0,27%) travam ganhos maiores.

De acordo com os analistas do BPI destacam o desempenho da Galp, devendo captar as atenções dos investidores. “O título, após ter atingido um máximo de 15.,32 euros tem vindo a corrigir [negoceia agora a 14,31 euros], espelhando o recuo generalizado do sector. Este sector tem sido um dos menos populares entre os gestores de fundos, em virtude da quebra nos resultados e da diminuição da procura mundial, fruto da desaceleração da economia global”, apontam.

Entre as principais congéneres europeias, os investidores aguardam as conclusões de mais uma reunião da Fed, a reunião do Banco Central Europeu e os resultados das eleições britânicas e, sobretudo, o que acontecerá nas negociações entre China e EUA sobre o conflito comercial que poderá entrar numa nova etapa no dia 15 de dezembro, com a entrada em vigor de novas tarifas alfandegárias.

Esta quarta-feira é véspera das eleições do Reino Unido. As mais recentes sondagens atribuem vitória eleitoral ao Partido Conservador, liderado por Boris Johnson, com o resultado de 43% dos votos, antevendo a conquista da maioria dos assentos parlamentares. Já o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, conseguiria apenas 33% dos votos. A bolsa de Londres e a libra podrão vir a registar performances mais voláteis, fruto destas eleições, segundo os analistas do BPI.

Recomendadas

Juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e dez anos

Às 08:30 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 3,203%, contra 3,166% na quinta-feira.

PSI no ‘vermelho’ em manhã mista nos mercados europeus

No mercado petrolífero, o brent ganha 0,04% para 94,46 pontos e o crude avança 0,08% para 88,52 pontos.

Extrema direita na Europa em ascensão

Na Europa começa-se a assistir a uma mudança na preferência dos eleitores que, aparentemente, mostram que estão cansados dos mesmos partidos políticos que têm governado as principais potências europeias nestes últimos anos.
Comentários