[weglot_switcher]

Bolsas europeias respiram de alívio após acordo para teto da dívida dos EUA

Apesar da satisfação europeia, o aumento do limite da dívida norte-americana só segue para aprovação do Congresso na quarta-feira. Wall Street está encerrada esta segunda-feira, pelas comemorações do Memorial Day, pelo que não haverá reação dos mercados à decisão.
  • Michael Reynolds/EPA via Lusa
29 Maio 2023, 09h21

As principais praças europeias respiraram de alívio e abriram animadas depois das novidades nos Estados Unidos. Os títulos do Velho Continente iniciaram a manhã no ‘verde’, ainda que com ganhos moderados.

Ao início da manhã de ontem, a Casa Branca revelava que tinha chegado a acordo com a oposição para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos, evitando uma situação de default iminente. A própria secretária do Tesouro já tinha revelado que o incumprimento estava por dias e que a situação seria desastrosa para a economia da maior potência global.

Ainda assim, e apesar da satisfação europeia, o aumento do limite só segue para aprovação do Congresso na quarta-feira. Ainda que se estime uma aprovação por parte do Congresso, o futuro da economia norte-americana segue em aberto.

O acordo chegou depois de uma conversa telefónica entre Kevin McCarthy e Joe Biden, já após a última reunião presencial, que o presidente da Câmara dos Representantes admitiu ter sido bem sucedida mas sem acordo, embora as negociações tivessem bem encaminhadas.

Especialistas do Bankinter, citados pelo “El Economista”, apontam que a positividade dos mercados depende “da rapidez com que o acordo do teto da dívida norte-americana for aprovado”.

Os investidores europeus podem também descansar das negociações americanas no arranque da semana. Esta segunda-feira, as negociações da bolsa americana (Wall Street) estão suspensas devido à celebração do Memorial Day e Washington não vai divulgados dados relevantes para o cenário macroeconómico.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.