[weglot_switcher]

Bolsonaro sobre jornalista do Vaza Jato: “Talvez ele pegue uma prisão aqui no Brasil”

Duas associações de jornalistas do Brasil vieram a público criticar as declarações do presidente, acusando-o de querer intimidar o jornalista e de colocar em causa a liberdade de imprensa.
28 Julho 2019, 16h09

Jair Bolsonaro afirmou que um jornalista poderá ser preso no Brasil pela investigação que tem levado a cabo e que envolve o ministro da Justiça, o juiz Sérgio Moro. O jornal digital The Intercept tem divulgado várias notícias sobre Sérgio Morto durante as investigação ao caso Lava-Jato, num caso conhecido por Vaza-Jato.

“Talvez ele pegue uma cana [prisão] aqui no Brasil”, disse o presidente brasileiro sobre Glenn Greenwald, citado pela Globo.

Glenn Greenwald é um jornalista e fundador do The Intercept. Este jornal digital tem divulgado as conversas entre o juiz Sérgio Moro, agora ministro da Justiça, e o procurador Deltan Dallagnol durante as investigações à operação Lava Jato. As conversas apontam que o juiz e o ministério público brasileiro estavam a agir em sintonia. Se estas revelações forem confirmadas, Sérgio Moro terá agido em ilegalidade por não manter a isenção que lhe é exigida por lei.

O Governo de Bolsonaro e Sérgio Moro têm criticado a revelação destas conversas porque apontam que as mesmas foram obtidas de forma ilegal.

Nas suas declarações, Jair Bolsonaro explicou que o caso de Glenn Greenwald não se encaixa na nova lei do seu Governo, que prevê a deportação sumária de estrangeiros. Apesar de ser norte-americano, Glenn Greenwald também tem a nacionalidade brasileira por ser casado com um cidadão brasileiro, o deputado federal David Miranda.

“Até porque ele é casado com outro homem, e tem meninos adotados no Brasil. Tá certo? Malandro, malandro, para evitar um problema desses, casa com outro malandro, ou não casa, e adota criança no Brasi. É um problema que nós temos. Ele não vai embora. O Glenn pode ficar tranquilo. Talvez ele pegue uma cana [prisão] aqui no Brasil. Náo vai pegar lá fora, não”, afirmou o presidente brasileiro, citado pelo G1.

Em resposta, Glenn Greenwald destacou que é casado há 14 anos com David Miranda, quando era advogado, antes de ser jornalista. O jornalista também destacou que Bolsonaro não tem o poder de prender ninguém, porque ainda existem tribunais no Brasil.

Duas associações de jornalistas brasileiros também vieram a público criticar as declarações do presidente. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) disse que Bolsonaro está a tentar intimidar o jornalista.

“A ameaça de Bolsonaro a Greenwald nada mais é do que uma tentativa de intimidar um jornaista independente e uma ameaça à liberdade de imprensa”, segundo a ABI citada pelo G1.

Por seu turno, a Associação Brasileira de Jornalismo Invetigativo (Abraji) considera que as declarações de Jair Bolsonaro são “graves agressões à liberdade de expressão”.

Além do Intercept, as conversas entre Sérgio Moro e os procuradores da Lava-Jato já começaram a ser divulgadas por outros meios de comunicação social como o jornal Folha de São Paulo e a revista Veja.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.