Bolt desliga trotinetes e Carris reduz horários na passagem de ano

Os serviços de transporte TVDE continuam disponíveis nas aplicações. O Metropolitano de Lisboa irá anunciar amanhã qual será o horário de funcionamento no revéillon.

Se estava a pensar regressar da festa de réveillon nas trotinetas da Bolt é melhor rever os planos. A empresa de transportes decidiu suspender as operações de trotinetes durante a passagem de ano com o objetivo de promover viagens mais seguras para os utilizadores e para quem está na via pública. Assim, entre as 18h00 do dia 31 de dezembro de 2021 e as 12h00 do dia 1 de janeiro de 2022 as trotinetes do operador de mobilidade estónio estarão paradas.

“A passagem de ano é uma época de grande diversão para muitas pessoas. No entanto, por vezes esta diversão pode levar a comportamentos inseguros, como andar de trotinete de forma irresponsável. O objetivo do Bolt é oferecer a solução de micromobilidade mais segura nas localidades onde está presente”, justifica Santiago Páramo, responsável pelos serviços de micromobilidade da Bolt em Portugal, em comunicado divulgado esta quarta-feira.

Em Portugal, as trotinetes da Bolt estão presentes em Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelos, Setúbal e Cascais e desde novembro que têm uma funcionalidade que previne a sua condução sob o efeito de álcool. Ou seja, às sextas-feiras e sábados, entre as 23h59 e as 6h, os utilizadores terão de fazer num teste cognitivo na app, que avalia a velocidade das reações através do tempo de resposta às mudanças de imagem, e só depois receberem aprovação é que podem andar. Além disso, há uma patente que tenta impedir o uso de trotinetes por duas pessoas ao mesmo tempo. Em breve, haverá uma forma de detetar comportamentos imprudentes, tais como excesso de velocidade ou derrapagens voluntárias.

Apesar de os serviços de transporte TVDE continuarem disponíveis nas aplicações, se precisar de se deslocar de transportes em Lisboa saiba que a 31 de dezembro o 15E funciona com elétricos articulados até final de serviço e haverá reforço no período entre as 22h e as 3h nas carreiras/zonas da Carris onde se verifique um pico de procura, sendo que a rede da madrugada funcionará normalmente na noite da passagem de ano.

Já no sábado, dia 1 de janeiro, vigora o horário de feriado de agosto (inclui suspensão da carreira 722), com redução de serviço ao início da manhã e os autocarros 703, 717, 720, 724, 729, 731, 736, 738 e 773 funcionam com horário especial. No dia seguinte, 2 de janeiro (domingo), vigora horário de domingo de agosto, onde se inclui suspensão do 722.

O Metropolitano de Lisboa irá anunciar amanhã qual será o horário de funcionamento.

Recomendadas

Controlar despesas? Siga esta cinco estratégias

Organizar o orçamento familiar e analisar as despesas com maior peso mensal são dois passos essenciais para planificar a sua vida financeira. Conheça algumas estratégias e ferramentas para fazer frente à atual “avalanche” de aumento de preços e proteger a sua carteira.

Sabe se vai compensar mudar para o mercado regulado do gás? A Deco lança calculadora

Com esta calculadora, pode introduzir a quantidade de gás natural que habitualmente consome, consultando a última fatura, e indicar o número de dias a que essa fatura se refere. Basta depois copiar os dados da fatura para a calculadora e obtém, de imediato, o custo que teria em igual consumo e igual período de faturação no mercado regulado a partir de outubro.

Um senhorio pode aumentar a renda em mais de 50%? Saiba aqui

O aumento da renda da casa é uma das preocupações mais comuns e que, na verdade, resulta da subida da inflação. Mas, apesar de haver algumas exceções, dependendo de contrato para contrato, os senhorios têm de respeitar algumas regras para proceder ao aumento da renda.
Comentários