[weglot_switcher]

Boris Johnson está com Zelensky esta tarde em Kiev, numa visita “surpresa”

O Presidente da Ucrânia reuniu com o chanceler austríaco Karl Nehammer já esta manhã, depois de ter recebido ontem a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros Josep Borrell.
9 Abril 2022, 16h14

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, viajou este sábado à tarde, 9 de abril, à Ucrânia, numa visita não anunciada previamente para um encontro com Volodymyr Zelensky em Kiev, anunciou a Embaixada do Reino Unido na Ucrânia.

Numa fotografia postada na rede social Twitter, pela embaixada, Johnson e Zelensky surgem sentados frente a frente num gabinete com as bandeiras de ambos os países, com a legenda “Surpresa”.

O gabinete do primeiro-ministro britânico adiantou que os dois líderes vão discutir o apoio de longo prazo do Reino Unido à Ucrânia e que Boris Johnson anunciará um novo pacote de ajuda financeira e militar, avança o jornal britânico Guardian.

Este sábado de manhã, Zelensky recebeu o chefe do Governo austríaco, Karl Nehammer, que lhe explicou as consequências económicas e sociais pesadas que teria para o seu país deixar de comprar gás russo de um dia para o outro. Numa forte mensagem política, afirmou, no entanto, que a invasão russa é “totalmente inaceitável” e que a Áustria, apesar da sua neutralidade militar (é membro da União Europeia, mas não da NATO), não é neutra na hora de assinalar os crimes de guerra.

Esta sexta-feira estiveram em Kiev a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros Josep Borrell.

Em atualização

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.