[weglot_switcher]

Boris Johnson não cede às pressões da oposição e recusa demitir-se

O primeiro-ministro britânico enfrenta a maior polémica desde que assumiu o cargo.
  • EPA/ANDY RAIN / POOL
26 Janeiro 2022, 15h16

Boris Johnson rejeitou esta quarta-feira ceder aos pedidos da oposição para renunciar ao cargo na sequência da polémica das festas que decorreram em Downing Street em pleno confinamento, segundo a “Reuters”.

Questionado pelo líder do Partido Trabalhista da oposição, Keir Starmer, se o código ministerial que diz que os governantes que conscientemente enganam o parlamento deveriam abandonar o cargo, Johnson respondeu “é claro”, sublinhando de seguida que não pretende renunciar dado que não é o seu caso.

Johnson tem vindo a dar variadas explicações sobre as festas. Inicialmente disse que nenhuma regra tinha sido violada com a realização das festas, tendo mais tarde pedido desculpa à população britânica pela participação nesses eventos, assim que a pressão foi aumentando.

O governante está ciente de uma investigação levada a cabo por Sue Gray sobre alegações de que houve várias festas na sua residência oficial, não se sabendo para já quando o relatório será divulgado.

Johnson não se pronunciou sobre essa investigação, sublinhando que o seu governo está focado em impulsionar o crescimento económico e em liderar a resposta ocidental à crise da Ucrânia.

Esta segunda-feira a polémica ganhou novos contornos, depois de o canal IVT ter revelado que o primeiro-ministro do Reino Unido e a sua agora esposa Carrie tinham estado numa festa surpresa de aniversário na Sala do Gabinete em Downing Street, em junho de 2020, numa altura em que as reuniões internas estavam proibidas.

Ontem, terça-feira, as autoridades britânicas confirmaram que abriram a sua própria investigação sobre os referidos eventos, aumentando a pressão sobre Johnson.

Esta polémica foi espoletada com a divulgação de um email com o convite para uma festa nos jardins de Downing Street, organizada pela residência-oficial de Boris Johnson – que terá sido enviado por Martin Reynolds, um dos principais assessores de Johnson, para cerca de uma centena de pessoas.

“Depois de um período incrivelmente ocupado, pensamos que seria bom aproveitar ao máximo este clima agradável e beber socialmente com distanciamento no jardim. (…) Por favor, junte-se a nós a partir das 18h00 e traga a sua bebida”, é possível ler no convite para a festa que terá reunido em torno de 40 pessoas, que foi tornado público pela estação ITV News.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.