[weglot_switcher]

Boris Johnson janta hoje com von der Leyen em Bruxelas para resolver impasse do Brexit

Após a equipa de negociações ter falhado em atingir um acordo, ao longo de vários meses, Boris Johnson e Ursula von der Leyen vão hoje jantar em Bruxelas para tentar resolver o impasse em redor do Brexit para tentar chegar a um acordo antes que o prazo chegue ao fim.
  • EPA/VICKIE FLORES
9 Dezembro 2020, 10h06

O primeiro-ministro Boris Johnson vai a Bruxelas reunir-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para resolver o impasse do Brexit, uma vez que o tempo para chegar a um acordo final está a acabar. O encontro pessoal desta quarta-feira vai ter lugar ao jantar entre os dois líderes e surge depois de dois telefonemas, um no sábado e outro na segunda-feira, onde a presidente da Comissão Europeia pediu progressos nas reuniões.

Após a equipa de negociações ter falhado em atingir um acordo, ao longo de vários meses, os dois vão  encontrar-se para jantar e falar sobre o impasse que tem acontecido por parte de Boris Johnson, que não aceita os termos da União Europeia, e tentar chegar, por fim, a um acordo antes que o prazo chegue ao fim, revela a “BBC”.

Durante o jantar, será discutida uma lista dos principais conflitos entre Boris Johnson e von der Leyen, que representa os líderes do bloco dos 27 da União Europeia na reunião.

Os maiores desentendimentos face a um acordo continuam a prender-se na questão das pescas, onde os europeus se recusam a conceder aos condições especiais no mercado único caso o Reino Unido não garanta acesso da frota europeia às suas águas, a igualdade no acesso aos mercados e como o acordo será salvaguardado.

Apesar de se esperar progressos desta reunião entre os líderes, o diplomata David Frost, responsável pelas negociações por parte do Reino Unido, e Michel Barnier, responsável pelas negociações por parte da UE, devem retomar as conversas sobre os acordos ainda esta semana, de forma a acelerar o processo que dura há 11 meses.

No entanto, ainda que todas as partes envolvidas esperem um acordo final, fontes do Reino Unido admitiram que era importante todos se manterem “realistas”, uma vez que o acordo pode não se realizar. Michel Barnier já terá informado os ministros da União Europeia de que o Reino Unido estava pendente para um não acordo antes do fim do prazo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.