Bosch, Altice, Huawei e Universidade de Aveiro formam parceria para aplicar 5G na indústria portuguesa

A parceria conjunta entre as quatro entidades já foi formalizada num memorando de entendimento, que prevê um estudo conjunto sobre a aplicabilidade da quinta geração móvel na indústria.

David Becker/Getty Images

A Bosch, a Altice Portugal, a Huawei e a Universidade de Aveiro vão unir esforços para identificar “oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial” em Portugal, através de um estudo em ambiente industrial sobre a nova tecnologia móvel.

Na parceria está prevista a exploração da Internet das Coisas em ambiente industrial. “Este estudo tem como interesse comum o avanço do conhecimento e inovação [do 5G] em ambientes industriais, usando redes públicas e privadas”, lê-se num comunicado divulgado esta quarta-feira.

As entidades em causa pretendem definir “arquiteturas de comunicação em 5G” para ser possível implementar casos de uso sustentados pela nova tecnologia e, consequentemente,  permitir uma “maior competitividade da indústria em Portugal”.

Cada uma destas entidades cooperantes, “por serem uma referência no seu setor de atividade aportando valor a este estudo”, participa neste projeto com diferentes contributos:

  • Bosch fica responsável pela implementação de casos de uso usando tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal
  • Altice Portugal enquanto operador móvel contribuirá para o estudo de arquitetura e desenho da rede
  • Huawei como detentora da tecnologia e fornecedora do equipamento de comunicações
  • Universidade de Aveiro terá um papel fundamental na definição da arquitetura de rede, tirando partido do seu Lab 5G que irá instalar no novo Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro.

O memorando de entendimento foi acordado pelo plant manager da Bosch Termotecnologia, Jónio Reis, pelo plant manager Bosch Security Systems, António Pereira, pelo presidente executivo da Huawei Portugal, Tony Li, pelo diretor de operações e network engineering da Altice Portugal, e pelo reitor e vice-reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e Artur Silva, respetivamente.

Recomendadas

Vila Galé Collection Braga considerado o hotel mais marcante da Europa nos ‘Óscares do Turismo’

Com um investimento de oito milhões de euros, o Vila Galé Collection Braga resulta da reconversão do complexo do antigo hospital de São Marcos, que estava desocupado desde 2011, permitindo assim a requalificação de um imóvel de interesse público, datado de 1508.

Grupo Stellantis e DST Solar nas Agendas Mobilizadoras

A inovação verde para a indústria automóvel passa pelas Agendas Mobilizadoras. O ISQ&CTAG irá investir 6,2 milhões de euros.

TAAG recebe aviso de greve dos pilotos com início a 7 de outubro

O Sindicato de Pilotos de Linha Aérea (SPLA) decretou uma greve a partir de 7 de outubro, tendo já sido enviado o aviso de greve à TAAG – Linhas Aéreas de Angola na sexta-feira, anunciou este sábado a companhia aérea angolana.
Comentários