[weglot_switcher]

BP deixa de ser mecenas do Museu Britânico ao fim de 27 anos

O Museu Britânico junta-se a várias outras instituições culturais britânicas ao por fim à parceria com a petrolífera BP. Ativistas consideram que está em causa uma “grande vitória”.
  • Fotografia de Tamara Menzi via Unsplash
3 Junho 2023, 21h59

Após 27 anos, o Museu Britânico, em Londres, deixa agora de ser apoiado pela BP, avança este sábado o The Guardian. Os laços dessa gigante petrolífera com o mundo da arte britânica passam a ser, assim, praticamente inexistentes.

“Não há mais contratos ou acordos [de patrocínio] entre o museu e a BP”, confirmou o Museu Britânico ao referido jornal, garantindo que não está prevista nenhuma exposição ou atividade com apoio da petrolífera.

A parceria da BP com o Museu Britânico era altamente controversa e há vários anos que gerava protestos e críticas por parte de ativistas, que acusavam a petrolífera de estar a usar a arte para limpar a sua imagem, numa altura em que cresce a atenção em torno das preocupações climáticas.

A notícia divulgada este sábado foi, por isso, considera uma “grande vitória” pelos ativistas, adianta o The Guardian, que lembra que a BP chegou a ser um mecenas proeminente no meio artístico britânico.

Nos últimos anos, várias foram, contudo, as parceiras entre a BP e instituições culturais que chegaram ao fim, nomeadamente com o Tate, também em Londres. O Museu da Ciência continua, porém, a ser apoiado pela BP, que atualmente financia um programa educativo.

Quanto ao Museu Britânico, importa sublinhar que desde 1996 que estava em vigor o patrocínio da BP. O contrato expirava em fevereiro, mas nenhuma das partes tinha confirmado ainda explicitamente se a parceria terminara ou não.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.